PT
BR
Pesquisar
Definições



pensionista

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pensionistapensionista
( pen·si·o·nis·ta

pen·si·o·nis·ta

)


adjectivo de dois géneros, nome de dois géneros e nome femininoadjetivo de dois géneros, nome de dois géneros e substantivo feminino

1. Que ou quem recebe uma pensão, geralmente do Estado.

2. Que ou quem tem isenção definitiva da efectividade do serviço, por incapacidade física ou por ter atingido determinada idade legal, recebendo determinada pensão ou remuneração. = APOSENTADO, REFORMADO

3. Que ou quem vive numa pensão ou residencial, numa casa de hóspedes ou num quarto pago em casa particular.

4. Que ou quem recebe pensão de alimentos.

5. [Antigo] [Antigo] Diz-se de ou colegial que paga pensão. = PORCIONISTA


adjectivo feminino e nome femininoadjetivo feminino e nome feminino

6. [Antigo] [Antigo] Diz-se de ou recolhida ou noviça que paga pensão no convento.

etimologiaOrigem etimológica:latim pensio, -onis, pensão + -ista.

Auxiliares de tradução

Traduzir "pensionista" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Agradeço que me informem como devo pronunciar a palavra maximizar, isto é, se deve ser macsimizar ou massimizar.
A letra -x- da palavra maximizar poderá ser pronunciada [ks] ou [s] e é esta a opção dos dicionários de língua que registam a transcrição fonética (por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências ou do Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora), pois se por um lado deriva do adjectivo e substantivo máximo, cujo -x- se lê habitualmente [s] no português europeu, por outro tem alguma influência do inglês (maximise ou maximize) ou do francês (maximiser).



Gostaria de saber qual a associação correcta de artigos à palavra "afia" e a justificação para tal. Será "o afia" ou "a afia"?
A palavra afia, redução do nome masculino afia-lápis e sinónimo de apara-lápis, apenas se encontra registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, estando classificada como substantivo masculino (ex: o afia tem as lâminas gastas). No entanto, pesquisas em corpora e motores de pesquisa da Internet permitem verificar que esta palavra é considerada por alguns falantes como substantivo feminino (ex.: queria comprar uma afia de plástico), o que pode ser explicado por uma regularização feita por analogia com as restantes palavras graves terminadas em -ia (ex.: academia, energia, geografia, monarquia, olaria), que são geralmente femininas.