PT
BR
Pesquisar
Definições



pedra-de-águia

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pedra-de-águiapedra-de-águiapedra de águia
( pe·dra·-de·-á·gui·a

pe·dra·-de·-á·gui·a

pe·dra· de· á·gui·a

)


nome feminino

[Mineralogia] [Mineralogia] Nódulo mineral, geralmente oco, que consiste numa camada de hidrato de ferro externa e um interior de óxido de ferro. = AETITE

etimologiaOrigem etimológica:pedra + de + águia.

vistoPlural: pedras-de-águia.
iconPlural: pedras-de-águia.
grafiaGrafia no Brasil:pedra de águia.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:pedra de águia.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: pedra-de-águia.
grafiaGrafia em Portugal:pedra-de-águia.
pedra-de-águiapedra-de-águia

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?
A aglutinação do prefixo des- à palavra seguinte não obriga à pronúncia /s/. Aliás, os poucos dicionários que fazem a transcrição fonética das palavras às quais dão entrada registam /des-sin-cro-ni-zar/ e não /de-ssin-cro-ni-zar/.



Ouvi a um treinador de futebol a palavra evoluência referindo-se à evolução da sua equipe. Não creio que exista o vocábulo.
A palavra evoluência não se encontra registada em nenhum dicionário ou vocabulário consultado, nem se encontra em corpora e motores de pesquisa na internet, pelo que será mais aconselhável, de facto, o uso da palavra evolução.

Esta palavra, apesar de não ter curso na língua, parece no entanto ser formada a partir do verbo evoluir com um sufixo (-ência), usado regularmente para formação de substantivos abstractos a partir de verbos, como em antecedência, anuência, dormência, intercorrência, regência ou sobrevivência, por exemplo.