Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

parla

parlaparla | n. f.
3ª pess. sing. pres. ind. de parlarparlar
2ª pess. sing. imp. de parlarparlar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

par·la par·la


nome feminino

[Popular]   [Popular]  Fala; conversa.


par·lar par·lar

- ConjugarConjugar

(provençal parlar, falar)
verbo intransitivo

Palrar, parolar.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

LA VITA SOGNATA Chi mi parla non sa che io ho vissuto un'altra vita – come chi dica una fiaba...

Em Rua das Pretas

...Públicas) - morto Rıfat Kadıoğlu (Deputado da Província de Sakarya ) - ferido Abdullah Parla (gerente geral da Turkish Airlines) - morto Şerif Arzık (gerente

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

...extremo da impaciência, o entrevistado dá uma bofetada à jornalista e grita-lhe: “Ma come parla ??

Em Entre as brumas da memória

...Infallibile In 6 Punti Per Scriverne Uno Che Converte Il Florovivaista Michele Ciccotelli Ci Parla Di Esco Agroenergetica Associazione Florovivaisti

Em Luiz Martins

...Occidente Bbc News Vestido Largo Blanco Boda Fiesta De Segunda Mano Por 25 En Parla En Wallapop Vestidos De Coctel Y Fiesta Boda Largos Vestidos Largos De Mujer Color...

Em Luiz Martins
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Sou assíduo consultor do site da Priberam para dúvidas sobre significação de palavras. Mas não consegui entender a diferença entre as palavras aluguéis e alugueres. Poderiam por favor esclarecer-me?
Aluguéis é a forma do plural do substantivo aluguel. Alugueres é a forma do plural do substantivo aluguer. As duas palavras aluguel e aluguer são sinónimas, sendo a primeira mais usada no português do Brasil e a segunda no português de Portugal.



A minha dúvida prende-se com a palavra rubrica. Julgo que é utilizada para designar um tipo de assinatura, mas também como sinónimo de assunto. A entoação da palavra é diferente nos dois casos, mas a ortografia é igual?
Deverá pronunciar sempre /rubríca/ e não /rúbrica/.

Como poderá verificar ao consultar o verbete rubrica no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, esta palavra tem vários sentidos ou acepções, alguns dos quais correspondem aos apontados na sua questão.

No que diz respeito à sua pronúncia, esta palavra só pode ser pronunciada correctamente como palavra grave, com acento de intensidade na penúltima sílaba: ru['bri]ca (a plica que surge na transcrição entre parênteses rectos corresponde ao acento de intensidade na sílaba -bri-), independentemente do sentido em que é utilizada. Esta acentuação deriva do étimo latino desta palavra, cuja penúltima sílaba era pronunciada como longa.

A pronúncia desta palavra como palavra esdrúxula, isto é, *['ru]brica, com acento de intensidade na antepenúltima sílaba, é incorrecta (como indica o asterisco), apesar de muito difundida, e só poderia ser aceite caso a ortografia desta palavra fosse *rúbrica (forma não atestada em nenhuma obra de referência).

Esta é uma questão de adequação ortografia/pronúncia segundo as regras ortográficas do português e o Acordo Ortográfico de 1990 não alterou nada neste âmbito.

pub

Palavra do dia

pas·si·nhar pas·si·nhar


(passinho, diminutivo de passo + -ar)
verbo intransitivo

Dar passos muito pequenos; andar com pequenos passos. = PASSARINHAR, PASSARITAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/parla [consultado em 01-12-2021]