PT
BR
Pesquisar
Definições



parkinsónico

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
parkinsónicoparkinsônico
( par·kin·só·ni·co

par·kin·sô·ni·co

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo à doença de Parkinson (ex.: síndrome parkinsónica).


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

2. Que ou quem sofre da doença de Parkinson (ex.: doente parkinsónica; a associação apoia os parkinsónicos e suas famílias).

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: PARKINSONIANO

etimologiaOrigem etimológica:[James] Parkinson, antropónimo [médico inglês] + -ico.
grafiaGrafia no Brasil:parkinsônico.
grafiaGrafia no Brasil:parkinsônico.
grafiaGrafia em Portugal:parkinsónico.
grafiaGrafia em Portugal:parkinsónico.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Tenho visto e utilizado com frequência a palavra contratualização; no entanto, não sei se a mesma realmente existe em português ou se provém de outra língua qualquer.
O substantivo contratualização é uma derivação do verbo contratualizar. Estas duas palavras seguem as regras de boa formação na língua portuguesa, pois a palavra contratualizar é formada com adjunção do sufixo -izar ao adjectivo contratual, formando um verbo com o significado aproximado de “dar carácter contratual” ou “estabelecer de forma contratual”. A palavra contratualização corresponde, por sua vez, à adjunção do sufixo -ção ao verbo, designando o “acto ou efeito de contratualizar”. Ambas as palavras usam dois sufixos (-izar e -ção) de alta produtividade em português na formação de neologismos (seguem o mesmo paradigma, por exemplo, dos pares actualizar/actualização, conceptualizar/conceptualização, visualizar/visualização) e uma pesquisa em corpora e motores de busca na internet evidencia o seu uso muito divulgado.



Gostaria de saber o porque se usa tanto apartir de ou concerteza sendo que o correto é a partir de e com certeza ?
Este fenómeno acontece frequentemente com locuções muito usuais em que os utilizadores da língua têm dificuldades em identificar as fronteiras das palavras, o que tem como consequência erros ortográficos como apartir de (em vez de a partir de), concerteza (em vez de com certeza) ou derrepente (em vez de de repente).