PT
BR
Pesquisar
Definições



paralise

Será que queria dizer parálise?

A forma paralisepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de paralisarparalisar], [terceira pessoa singular do imperativo de paralisarparalisar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de paralisarparalisar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
paralisarparalisar
( pa·ra·li·sar

pa·ra·li·sar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tornar paralítico.

2. [Figurado] [Figurado] Impedir a acção moral de; suspender, enfraquecer, deter.

3. [Figurado] [Figurado] Impedir o funcionamento de.


verbo pronominal

4. Entorpecer-se; não progredir.

etimologiaOrigem etimológica:francês paralyser.

paraliseparalise

Auxiliares de tradução

Traduzir "paralise" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida em relação ao emprego ou não do hífen na palavra dessincronizar. A palavra escrita deste modo lê-se /de-ssin-cro-ni-zar/ e normalmente ouve-se pronunciar /des-sin-cro-ni-zar/. Ou seja, o prefixo des- normalmente não perde a sua autonomia quando pronunciado. Neste caso não se devia também usar o hífen? Ou será que o termo dessincronizado é normalmente mal pronunciado, separando-se os dois ss?
A aglutinação do prefixo des- à palavra seguinte não obriga à pronúncia /s/. Aliás, os poucos dicionários que fazem a transcrição fonética das palavras às quais dão entrada registam /des-sin-cro-ni-zar/ e não /de-ssin-cro-ni-zar/.



Gostava de saber a evolução etimológica da palavra opinião.
Como poderá verificar no verbete opinião do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra deriva directamente do latim opinio, -onis, através do acusativo opinionem, como a maioria das palavras derivadas do latim, com queda da consoante nasal final (opinione).
Seguiu-se, de forma regular, a queda do -e átono do singular e consequente nasalização do -o- antes da consoante nasal (opinione > opinion > opiniõ), havendo ao longo do séc. XVI a transformação de em -ão no singular e a manutenção de -ões no plural (opiniones > opiniões).