PT
BR
Pesquisar
Definições



pírrica

A forma pírricapode ser [feminino singular de pírricopírrico] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pírricapírrica
( pír·ri·ca

pír·ri·ca

)


nome feminino

Dança grega em que os executantes se apresentavam armados.

pírricopírrico
( pír·ri·co

pír·ri·co

)


adjectivoadjetivo

1. [História] [História] Relativo a Pirro (318 a.C. - 272 a.C.), rei do Epiro e da Macedónia, na Grécia antiga, que sofreu grandes perdas para derrotar os Romanos.

2. Que custa ao vencedor danos ou sacrifícios quase tão grandes como ao vencido (ex.: vitória pírrica).

3. [Por extensão] [Por extensão] Que se alcança com extrema dificuldade e por uma margem muito pequena (ex.: o partido obteve um triunfo pírrico nas urnas).

etimologiaOrigem etimológica:Pirro, antropónimo + -ico.
Confrontar: pirrónico.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Agradeço que me informem como devo pronunciar a palavra maximizar, isto é, se deve ser macsimizar ou massimizar.
A letra -x- da palavra maximizar poderá ser pronunciada [ks] ou [s] e é esta a opção dos dicionários de língua que registam a transcrição fonética (por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências ou do Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora), pois se por um lado deriva do adjectivo e substantivo máximo, cujo -x- se lê habitualmente [s] no português europeu, por outro tem alguma influência do inglês (maximise ou maximize) ou do francês (maximiser).



As letras "c" das palavras director e actor, bem como a letra "p" de recepção e óptimo são pronunciadas por vocês ou não? Pois aqui no Brasil elas não o são e estou em dúvida de como deveria ser a pronúncia desses vocábulos aí em Portugal.
Em Portugal, as consoantes c e p das palavras director, actor, recepção e óptimo são geralmente mudas, isto é, não se pronunciam. Por esta razão, segundo o Acordo Ortográfico de 1990, essas consoantes deixam de ser grafadas na variante europeia do português, aproximando-se assim a grafia à pronúncia: diretor, ator, receção e ótimo. No Brasil, uma vez que o p de recepção é geralmente pronunciado, não se verifica a sua supressão nesta palavra.