PT
BR
    Definições



    oração de sapiência

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    oraçãooração
    ( o·ra·ção

    o·ra·ção

    )


    nome feminino

    1. Pedido dirigido a uma divindade ou a um santo. = PRECE, REZA

    2. Fala; discurso panegírico.

    3. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Constituinte sintáctico, coordenado ou subordinado, geralmente dotado de verbo principal, de uma frase complexa. = PROPOSIÇÃO


    fazer oração

    Rezar.

    oração absoluta

    [Gramática] [Gramática]  Oração constituída por uma única proposição e que forma sozinha um período. = FRASE SIMPLES

    oração coordenada

    Oração que se liga a outra por meio de conjunção coordenativa, sem dependência hierárquica e com a mesma função ou categoria, mas não podendo geralmente ser anteposta.

    oração de sapiência

    Discurso solene de abertura do ano lectivo universitário. = AULA INAUGURAL, AULA MAGNA

    oração dominical

    Oração que começa com as palavras Pai nosso ou Padre nosso. = PAI-NOSSO

    oração mental

    Meditação.

    oração principal

    [Gramática] [Gramática]  O mesmo que oração subordinante.

    [Gramática] [Gramática]  Qualquer oração a que outra está subordinada ainda que ela mesma seja subordinada de uma terceira.

    oração subordinada

    [Gramática] [Gramática]  Constituinte sintáctico que depende de outro, relativamente ao qual funciona como sujeito, complemento ou modificador.

    oração subordinante

    [Gramática] [Gramática]  Constituinte sintáctico a que estão subordinadas todas as outras orações do período.

    Significado de oraçãoSignificado de oração

    Secção de palavras relacionadas

    grupo do dicionárioColectivo:Coletivo:Coletivo:breviário, devocionário, diurnal, formulário.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "oração de sapiência" para: Espanhol Francês Inglês


    Dúvidas linguísticas


    A minha dúvida é: geladaria ou gelataria? Qual das versões está mais correcta?


    Estou fazendo um estudo da língua portuguesa e identifiquei que há uma divergência entre o dícionário on-line e a minigramática de Jésus Barbosa de Souza e Samira Youssef Campelli. Segundo o livro, o verbo prazer é conjugado somente nas terceiras pessoas do singular e do plural. Como vou prestar o exame da fuvest, gostaria que me respondessem.