PT
BR
Pesquisar
Definições



off-shore

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
offshoreoffshore
|ófchore|


nome masculino

1. [Economia] [Economia] Zona ou estabelecimento financeiros estabelecidos não submetidos à legislação do país em que se encontram (ex.: aumenta o investimento estrangeiro proveniente de offshores).


adjectivo de dois géneros e de dois númerosadjetivo de dois géneros e de dois números

2. Que está situado ou ocorre longe da costa, em alto-mar (ex.: produção de energia offshore).

3. Diz-se da parte da indústria do petróleo que compreende a prospecção, a perfuração e a exploração dos jazigos situados ao largo da costa (ex.: plataforma offshore).

4. [Economia] [Economia] Que está sediado num território não sujeito ao regime legal e fiscal vigente no país em que opera (ex.: fundo offshore; filiais offshore).

5. [Desporto] [Esporte] Diz-se de um desporto motonáutico de grande velocidade em barcos muito potentes.

6. [Desporto] [Esporte] No surfe, diz-se de vento de terra para mar.

etimologiaOrigem etimológica:palavra inglesa.

iconeNota: Também se escreve com hífen: off-shore.
off-shoreoff-shore

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Seríssimo ou seriíssimo?
Ambas as formas seríssimo e seriíssimo podem ser consideradas correctas como superlativo absoluto sintético do adjectivo sério.

O superlativo absoluto sintético simples, isto é, o grau do adjectivo que exprime, através de uma só palavra, o elevado grau de determinado atributo, forma-se pela junção do sufixo -íssimo ao adjectivo (ex.: altíssimo).

No caso de grande número de adjectivos terminados em -eio e em -io, a forma gerada apresenta geralmente dois ii, um pertencente ao adjectivo, o outro ao sufixo (ex.: cheiíssimo, feiíssimo, maciíssimo, vadiíssimo).

Há alguns adjectivos, porém, como sério, que podem gerar duas formas de superlativo absoluto sintético: seriíssimo ou seríssimo. No entanto, como é referido por Celso Cunha e Lindley Cintra na sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p. 260), parece haver uma maior aceitação das formas com apenas um i: “Em lugar das formas superlativas seriíssimo, necessariíssimo e outras semelhantes, a língua actual prefere seríssimo, necessaríssimo, com um só i”. O mesmo sucede com necessário, ordinário, precário ou sumário, por exemplo.




Quando usar ao menos e pelo menos?
As expressões ao menos e pelo menos têm o mesmo significado (indicam um limite mínimo), podendo por isso ser usadas nos mesmos contextos: Viaja ao menos / pelo menos três vezes por ano; Ao menos / Pelo menos desta vez não chegaram atrasados.