Significado de ofende-vo-las

    A forma ofende-vo-laspode ser [segunda pessoa singular do imperativo de ofenderofender] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de ofenderofender].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    ofenderofender
    |dê| |dê|
    ( o·fen·der

    o·fen·der

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Fazer mal a (outrem por atos ou palavras).

    2. Magoar; injuriar, doestar; escandalizar.

    3. Lesar.

    4. Desconsiderar.

    5. Pecar contra.

    6. [Medicina] [Medicina] Afetar, ferir; chegar a.

    verbo pronominal

    7. Levar a mal.

    etimologiaOrigem:latim offendo, -dere.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "ofende-vo-las" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    afrontado | adj.

    Injuriado; ofendido; incomodado....


    aviltante | adj. 2 g.

    Que avilta ou ofende a dignidade....


    doído | adj.

    Que sente dor....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "ofende-vo-las" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber qual ou quais destas frases é que estão correctas a nível da colocação das vírgulas: A - O João prometeu que saía connosco e quando chegou o dia cumpriu o prometido. B - O João prometeu que saía connosco e , quando chegou o dia combinado cumpriu a promessa. C - O João prometeu que saía connosco e, quando chegou o dia combinado, cumpriu a promessa.


      Se me permitem, vou transcrever-vos duas frases que me surgiram e alterei, por senti-las erradas. Agradeço antecipadamente a vossa ajuda.

      Frase 1: A estabilidade e a sincronização facultam-nos o grau de previsibilidade que precisamos para funcionarmos como indivíduos em grupos sociais e especialmente na economia.
      Para além de ter corrigido o que precisamos - parece-me que deve ser de que precisamos, lá vem a grande questão. Transformei o funcionarmos em funcionar. De que precisamos para funcionar. Puro instinto, e espero que acertado. Há uma regra geral?

      Frase 2: E das velhinhas enregeladas, nas escadarias dos edifícios públicos, a tentar vender uma esferográfica ou uma pega de cozinha – os seus únicos pertences.
      Aqui foi o contrário. Achei que o correcto seria a tentarem vender.