Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

obliguliflóreo

obliguliflóreoobliguliflóreo | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

o·bli·gu·li·fló·re·o o·bli·gu·li·fló·re·o


adjectivo
adjetivo

Cujas flores têm corola obligulada.

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se é correto pronunciar o -x- da palavra sexta-feira, ou será se[s]ta-feira?
A palavra sexta-feira tem pronúncias diferentes no português europeu e no português do Brasil. Assim, no português europeu, o -x- de sexta é geralmente pronunciado como o -ch- de chá); no português do Brasil, a pronúncia mais usual desse -x- é como o s- de saco.



Gostaria de saber se há ou não crase nestas expressões: até as 10 horas e entre as 9 e 10 horas.
Na norma brasileira, como é referido na resposta até, a presença da crase (neste caso, contracção de preposição a com o artigo as: a + as = às) a seguir à preposição até é facultativa, pois também é facultativo o uso da preposição a nesse contexto. Como tal, tanto pode escrever, por exemplo, O museu está fechado até às 10 horas como O museu está fechado até as 10 horas. A primeira hipótese, com crase, é a de uso mais corrente em Portugal, sendo a segunda mais usual no Brasil.

No caso da expressão entre as 9 e as 10 horas, a crase seria agramatical, pois a preposição entre já traduz uma noção de delimitação ou de intervalo e não necessita da preposição a, ao contrário, por exemplo, da preposição de. Daí que se escreva O evento ocorrerá entre as 9 e as 10 horas, sem crase, mas O evento ocorrerá das 9 às 10 horas (sobre este assunto, consulte também a resposta crase em intervalo temporal).

pub

Palavra do dia

ha·ma·drí·a·de ha·ma·drí·a·de


(latim hamadryas, -adis, do grego hamadruás, -ádos, ninfa dos bosques)
nome feminino

1. [Mitologia]   [Mitologia]  Ninfa dos bosques que nascia e morria com uma árvore que lhe estava votada e na qual estava encerrada.

nome masculino

2. [Zoologia]   [Zoologia]  Espécie de babuíno (Papio hamadryas), cujo macho adulto tem cerca de 70 centímetros de comprimento (sem incluir a cauda), encontrado na região do Corno de África e na Península Arábica. = BABUÍNO-SAGRADO


SinónimoSinônimo Geral: HAMADRÍADA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/obligulifl%C3%B3reo [consultado em 09-08-2022]