Significado de objetivara-se-me

    A forma objetivara-se-mepode ser [primeira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de objectivarobjetivarobjetivar] ou [terceira pessoa singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo de objectivarobjetivarobjetivar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    objectivarobjetivarobjetivar
    |èt| |èt| |èt|
    ( ob·jec·ti·var ob·je·ti·var

    ob·je·ti·var

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Tornar objetivo.

    2. Considerar como objetivo.

    etimologiaOrigem:objetivo + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: objetivar.
    sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: objectivar.
    grafiaGrafia no Brasil:objetivar.
    grafiaGrafia em Portugal:objectivar.

    Histórico de pesquisas

    A palavra "objetivara-se-me" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se também é correcto escrever ouro ou louro. Normalmente utilizo, tanto na escrita como na fala, o ditongo oi, ou seja, loiro ou oiro. Não sei se estou certa, mas penso que o ditongo [ow] corresponde a um sistema linguístico mais antigo, que hoje em dia já não é muito utilizado.


      Estamos encaminhando em anexo as notas fiscais de nºs 6358 e 6359, referente ao faturamento do mês de Março/2005. A palavra referente deve estar no plural ou podemos deixá-la no singular?