PT
BR
Pesquisar
Definições



objectivável

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
objectivávelobjetivávelobjetivável
( ob·jec·ti·vá·vel ob·je·ti·vá·vel

ob·je·ti·vá·vel

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

Que se pode tornar objectivo ou considerar como objectivo (ex.: assim, a discussão será mais objectivável; a perfeição não é objectivável).

etimologiaOrigem etimológica:objectivar + -ável.

sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: objetivável.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: objectivável.
grafiaGrafia no Brasil:objetivável.
grafiaGrafia em Portugal:objectivável.
objectivávelobjectivável


Dúvidas linguísticas



Os pronomes de tratamento (como V. exa.) devem ser inscritos em maiúsculas ou minúsculas?
As formas de tratamento são palavras ou locuções que o falante usa para interpelar a(s) pessoa(s) ou entidade(s) a quem se dirige.

Esta categoria inclui os pronomes pessoais de segunda pessoa (tu, vós), e ainda os pronomes de tratamento, isto é, outros pronomes pessoais de segunda pessoa (você, vocês) e também palavras e locuções (ex.: Excelência, o senhor, Vossa Senhoria) que obrigam à concordância do verbo com a terceira pessoa (ex.: você foi incorrecto, o senhor está bem?).

As formas de tratamento são usualmente grafadas em maiúsculas (ex.: Vossa Alteza), excepto quando se trata de pronomes pessoais ou de locuções como o senhor, a senhorita (ex.: você vem connosco; a menina pode dizer-me as horas?).




Como se diz: existe diferenças significativas ou existem diferenças significativas entre duas populações?
O verbo existir é intransitivo e deve concordar com o sujeito, que, na frase em apreço, corresponde a um plural (diferenças significativas). Por este motivo, a frase correcta será existem diferenças significativas.

Esta hesitação em efectuar a concordância do verbo existir com o seu sujeito deriva provavelmente do facto de este verbo ser sinónimo, em algumas acepções, do verbo haver, que, neste sentido, é impessoal, isto é, não tem sujeito e deve sempre ser conjugado na terceira pessoa do singular (ex.: há diferenças significativas).