PT
BR
Pesquisar
Definições



nata

A forma natapode ser [feminino singular de natonato] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
natanata
( na·ta

na·ta

)
Imagem

RegionalismoRegionalismo

Bolo feito com massa folhada preenchida com um recheio à base de natas e ovos (ex.: pedi um café e uma nata).


nome feminino

1. Parte gordurosa do leite que forma película à superfície. = CREME

2. [Figurado] [Figurado] Aquilo que considerado melhor dentro de um grupo de pessoas ou de coisas (ex.: a nata dos políticos da capital estava na festa). = ESCOL, FINA FLOR

3. [Regionalismo] [Regionalismo] Bolo feito com massa folhada preenchida com um recheio à base de natas e ovos (ex.: pedi um café e uma nata).Imagem = PASTEL DE NATA

etimologiaOrigem etimológica:latim tardio natta, do latim matta, -ae, esteira de junco.
natonato
( na·to

na·to

)


adjectivoadjetivo

1. Nascido. = NADOINATO

2. Congénito. = INATO

3. Natural.

4. Que ocupa um cargo por direito próprio.

etimologiaOrigem etimológica:latim natus, -a, -um.

Auxiliares de tradução

Traduzir "nata" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas


Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida. A utilização do prefixo met- associado à palavra hemoglobina deve escrever-se: - methemoglobina - metemoglobina - metahemoglobina - outra sugestão?
A grafia correcta é metemoglobina (a par de metaemoglobina e meta-hemoglobina), como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.
Sobre a grafia de palavras com este prefixo, por favor consulte a resposta meta-.




Gostaria de saber se a palavra sofá se pronuncia "SÓFÁ" acentuando também no o ou sem acentuação.
Na questão colocada, não está em causa a acentuação (a palavra é sempre acentuada na última sílaba: so), mas a qualidade da vogal (a vogal o, por exemplo, pode corresponder aos sons [ɔ], como em fome, [o], como em amor, ou [u], como em barco).

No português, como regra geral (com muitas excepções), as vogais que não pertencem a uma sílaba tónica são elevadas. Por exemplo, no caso da vogal o nas palavras dobra e dobrar, o som [ɔ] (vogal mais baixa) da palavra dobra (com acento tónico em do) passa a pronunciar-se [u] (vogal mais alta) em dobrar pois a sílaba tónica passou a ser a última dobrar.

Esta regra geral aplica-se a sofá e aí, como a sílaba tónica é , a sílaba so- pode pronunciar-se [su] (e é esta a pronúncia registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia da Ciências/Verbo e, posteriormente, no Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora).

A pronúncia [sɔ] é também possível, pois a palavra, apesar de ser de origem árabe, entrou no português através do francês, sendo pronunciada ó nessa língua, podendo desta forma ser considerada um galicismo.