PT
BR
Pesquisar
Definições



não-me-toques

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
não-me-toquesnão-me-toques
( não·-me·-to·ques

não·-me·-to·ques

)


nome masculino de dois números

1. [Informal] [Informal] Melindres (ex.: é uma pessoa cheia de não-me-toques).

2. [Botânica] [Botânica] Planta da família das solanáceas, de folhas ovadas e bagas esféricas.

3. [Botânica] [Botânica] Planta, nativa da Europa, de folhas ovadas, flores amarelas, cultivada como ornamental.

4. [Botânica] [Botânica] Planta herbácea nativa do continente asiático, da família das balsamináceas, de flores de cores variadas. = BEIJO-DE-FRADE, MELINDRE, PAPAGAIOS

5. [Botânica] [Botânica] Planta herbácea da família das balsamináceas, nativa de Zanzibar, de folhas ovadas e flores de cores variadas. = MARIA-SEM-VERGONHA

6. [Botânica] [Botânica] Arbusto da família das compostas, nativo do Brasil.

etimologiaOrigem etimológica:não + me + forma do verbo tocar.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



É incorreto pluralizar a palavra aleluia?
A palavra aleluia pode ser utilizada como substantivo feminino ou como interjeição. Como substantivo admite o plural aleluias (ex.: Ouviam-se as aleluias fora da igreja. A criança apanhou um molho de aleluias.), mas como interjeição é invariável em número (ex.: Já chegámos! Aleluia!).



Ao fazer a pesquisa do termo prescindir, observei que constava como verbo intransitivo. Pesquisei, no entanto, no dicionário Aurélio e constava como verbo transitivo. Gostaria de alertar para esse possível erro.
Apesar de, actualmente, o verbo prescindir dever ser considerado um verbo transitivo indirecto, como faz o Aurélio, a classificação mais tradicional em dicionários portugueses (diferentemente de dicionários brasileiros como o Aurélio ou o Houaiss) é classificar verbos com regência de proposições que não sejam a (como "entregar a") como intransitivos (como é o caso de "prescindir de"). Em casos semelhantes, é normal encontrar discrepâncias entre dicionários portugueses e brasileiros, sendo a classificação dos segundos geralmente mais rigorosa.