PT
BR
Pesquisar
Definições



míopes

A forma míopesé [masculino e feminino plural de míopemíope].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
míopemíope
( mí·o·pe

mí·o·pe

)


nome de dois géneros

1. Pessoa que sofre de miopia.

2. [Figurado] [Figurado] Pessoa pouco inteligente ou perspicaz.


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

3. Que sofre de miopia. = MIÓPICO

etimologiaOrigem etimológica:latim tardio myops, -opis, de vista curta, do grego múops, -opos, que fecha ou contrai os olhos.

Auxiliares de tradução

Traduzir "míopes" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




Gostaria de saber qual a associação correcta de artigos à palavra "afia" e a justificação para tal. Será "o afia" ou "a afia"?
A palavra afia, redução do nome masculino afia-lápis e sinónimo de apara-lápis, apenas se encontra registada no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, estando classificada como substantivo masculino (ex: o afia tem as lâminas gastas). No entanto, pesquisas em corpora e motores de pesquisa da Internet permitem verificar que esta palavra é considerada por alguns falantes como substantivo feminino (ex.: queria comprar uma afia de plástico), o que pode ser explicado por uma regularização feita por analogia com as restantes palavras graves terminadas em -ia (ex.: academia, energia, geografia, monarquia, olaria), que são geralmente femininas.