Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

mutilar

mutilarmutilar | v. tr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

mu·ti·lar mu·ti·lar

- ConjugarConjugar

(latim mutilo, -are)
verbo transitivo

1. Cortar (uma parte qualquer do corpo).

2. [Figurado]   [Figurado]  Eliminar parte ou partes de (ex.: mutilar um texto). = CORTAR, TRUNCAR

3. Desramar.

4. Deturpar.

5. Destruir parte de.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "mutilar" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

não pode realmente matar um titã, apenas mutilar ou aprisionar..

Em confrariadearton.blogspot.com

Foi em um julgamento de 12 horas de duração, presidido pelo juiz Francisco Soliman, da 1ª Vara da comarca de Costa Rica, que um homem foi condenado a 32 anos e 7 meses de prisão, em regime fechado. O crime gerou grande repercussão na população costarriquense. O réu foi pronunciado por tentativa de feminicídio, descumprimento…

Em Caderno B

...época posterior, a estar debaixo de fogo, porque terão de matar (ou, pelo menos, mutilar ) plantas

Em sorumb

...executou, em Hamburgo, Roberto Quintanilla, o coronel boliviano que, a soldo da CIA, mandou mutilar e matar Che Guevara..

Em momentos

Houve cortes drásticos da censura, a mutilar e a distorcer a análise, a esvaziar a crítica e a coragem da indignação..

Em Almanaque Republicano
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Estou estudando verbos, mas aprendi que existem 3 modos verbais; aqui neste site, vi que tem mais que três. Ainda não conhecia o que está aqui neste site. Por favor, gostaria que me explicasse. O que eu conheço são os modos no indicativo, subjuntivo e o imperativo.
Tal como é afirmado na Gramática Priberam, no capítulo sobre os Modos dos Verbos, são geralmente considerados pelos gramáticos três modos verbais: o indicativo (ex.: ele foi a São Paulo), o conjuntivo ou subjuntivo (ex.: talvez haja boas notícias) e o imperativo (ex.: come a sopa!). Há, no entanto, autores que referem que o condicional ou futuro do pretérito, o futuro do indicativo e o infinitivo podem também eles apresentar valores modais em certos contextos.

A divisão patente na conjugação dos verbos do Dicionário Priberam e no conjugador do FLiP apresenta uma categorização mista entre modos, tempos e formas nominais do verbo. Iremos, no entanto, repensar esta categorização para que os nossos usuários não sejam induzidos em erro.




Está correcto dizer Supermercado Joana à rua Manuel das Neves, em vez de na rua Manuel das Neves? Também já encontrei a expressão na rua cidade de Aveiro, ao Saldanha… como se a rua ficasse na zona do Saldanha. Este ao Saldanha está correcto ou é um francesismo?
Como poderá verificar no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, a preposição a, contraída ou não com o artigo definido, é frequentemente utilizada para indicar a noção de localização aproximada. Assim, existe uma diferença entre as expressões na rua Manuel das Neves e à rua Manuel das Neves; a primeira indica a localização exacta nessa rua, enquanto a segunda indica uma localização aproximada, servindo a rua como ponto de referência. Há inclusivamente alguns casos em que o próprio nome da rua inclui a localização aproximada (ex.: Rua do Sol ao Rato, Rua da Bela Vista à Lapa).
pub

Palavra do dia

war·fa·ri·na war·fa·ri·na


(inglês warfarin, de W[isconsin] A[lumni] R[esearch] F[oundation], sociónimo + [cum]arin, cumarina)
nome feminino

[Química]   [Química]  Substância (C19H16O4) usada como anticoagulante na prevenção de tromboses e na composição de raticidas. = VARFARINA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/mutilar [consultado em 24-09-2021]