PT
BR
Pesquisar
Definições



murucututu-de-barriga-listrada

A forma murucututu-de-barriga-listradaé[nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
murucututu-de-barriga-amarelamurucututu-de-barriga-amarela
( mu·ru·cu·tutu·-de·-bar·ri·ga·-a·ma·re·la

mu·ru·cu·tutu·-de·-bar·ri·ga·-a·ma·re·la

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave de rapina (Pulsatrix koeniswaldiana) da família dos estrigídeos. = CORUJA-DE-SOBRANCELHAS-AMARELAS

etimologiaOrigem etimológica:murucututu + de + barriga + amarela, feminino de amarelo.

murucututu-de-barriga-listradamurucututu-de-barriga-listrada
( mu·ru·cu·tutu·-de·-bar·ri·ga·-lis·tra·da

mu·ru·cu·tutu·-de·-bar·ri·ga·-lis·tra·da

)


nome masculino

[Ornitologia] [Ornitologia] Ave de rapina (Pulsatrix melanota) da família dos estrigídeos. = CORUJA-DE-SOBRANCELHAS-ANDINA

etimologiaOrigem etimológica:murucututu + de + barriga + listrada, feminino de listrado.

murucututu-de-barriga-listradamurucututu-de-barriga-listrada

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se existe hífen nas seguintes palavras: área-meio, procuradoria-geral, coordenação-geral, coordenador-geral, procurador-geral-adjunto?
À excepção de procuradoria-geral, nenhuma das outras palavras que menciona tem registo nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados. No entanto, o adjectivo geral liga-se com frequência por hífen ao substantivo quando este designa cargo ou organismo. A formação de palavras pela hifenização de dois substantivos, como é o caso de área-meio, também é frequente. Neste caso, o substantivo meio funciona como determinante do substantivo área.



Elencar: Ultimamente, na empresa onde trabalho, tenho visto este verbo a ser usado, quer na forma escrita, quer na forma oral. Sinceramente duvido da sua existência, assim como desconheço o seu significado, e quando pergunto o mesmo a quem profere ou escreve esta palavra, dizem-me que provém do substantivo "elenco". Podem, por favor, comentar?
O verbo elencar surge atestado em vocabulários e em dicionários gerais de língua. Trata-se de um neologismo que se encontra bem formado, pois deriva do substantivo elenco, pela aposição regular (e altamente produtiva em português) do sufixo -ar, tendo o significado de "colocar em elenco ou numa lista", podendo ter como sinónimos os verbos catalogar, enumerar ou listar.