PT
BR
Pesquisar
Definições



molhada

A forma molhadapode ser [feminino singular de molhadomolhado], [feminino singular particípio passado de molharmolhar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
molhadamolhada
|ò| |ò|
( mo·lha·da

mo·lha·da

)


nome feminino

1. Molho ou feixe grande.

2. Reunião de molhos que se pode sobraçar.

3. Grande quantidade.


à molhada

Em grande quantidade e geralmente de maneira confusa.

etimologiaOrigem etimológica:molho + -ada.

molharmolhar
( mo·lhar

mo·lhar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Embeber em líquido.

2. Humedecer.

3. Cobrir de líquido.


molhar a sua sopa

Ter quinhão, ter parte.

molhadomolhado
( mo·lha·do

mo·lha·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se molhou.


nome masculino

2. Parte humedecida ou molhada.

molhados


nome masculino plural

3. [Brasil] [Brasil] Conjunto de géneros alimentares líquidos que se vendem geralmente nas mercearias e em outras lojas de retalho, por oposição aos secos.


chover no molhado

[Informal] [Informal] Insistir em fazer ou dizer algo que é redundante e inútil (ex.: correndo o risco de chover no molhado, deixo aqui algumas considerações sobre o tema).

etimologiaOrigem etimológica:particípio de molhar.

molhadamolhada

Auxiliares de tradução

Traduzir "molhada" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




O correto é um par de meia ou um par de meias ?
Entre outras acepções, o substantivo masculino par designa uma “peça de vestuário ou utensílio composto de duas partes iguais”, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Assim sendo, este substantivo funciona como uma espécie de colectivo e, tal como não é correcto dizer *um conjunto de pessoa (o asterisco indica agramaticalidade), também não é correcto dizer *um par de meia, mas sim um par de meias, um par de calças, um par de sapatos, etc. Sobre a hesitação relativamente ao uso do plural, consulte, por favor, a resposta óculos.