Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

mochos

masc. pl. de mochomocho
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

mo·cho |ô|mo·cho |ô|


(espanhol mocho)
adjectivo
adjetivo

1. A que falta um ou os dois chifres (ex.: animal mocho; cabra mocha).

2. Mutilado.

3. [Portugal: Trás-os-Montes]   [Portugal: Trás-os-Montes]  Sem sementes ou grão.

nome masculino

4. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Ave de rapina da família dos estrigídeos, de hábitos nocturnos.

5. Assento sem costas para uma pessoa. = TAMBORETE

6. [Depreciativo]   [Depreciativo]  Homem tristonho e misantropo.

Plural: mochos |ô|.Plural: mochos |ô|.
Confrontar: moxo.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "mochos" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...de investigação centra-se na ecologia e conservação de aves de rapina noturnas (corujas e mochos ) e, em particular, na sua relação com o ser

Em Tupiniquim

...Manuel Horta Galeano Homem da terra como os bichos De silente olhar tal os mochos Dono alfim de seu

Em daniel abrunheiro

Refúgio perdido (escrito em 1948) O pio dos mochos (escrito em 1945) Mais um herói (escrito em 1949) Outros Contos O capataz (escrito...

Em baiaocanal.pt

quem se senta nos mochos ;;

Em Aliás

...cruel, que a delirar me obriga: E vós, oh cortesãos da escuridade, Fantasmas vagos, mochos piadores, Inimigos, como eu, da claridade!!

Em Geopedrados
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostava de saber a evolução etimológica da palavra opinião.
Como poderá verificar no verbete opinião do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra deriva directamente do latim opinio, -onis, através do acusativo opinionem, como a maioria das palavras derivadas do latim, com queda da consoante nasal final (opinione).
Seguiu-se, de forma regular, a queda do -e átono do singular e consequente nasalização do -o- antes da consoante nasal (opinione > opinion > opiniõ), havendo ao longo do séc. XVI a transformação de em -ão no singular e a manutenção de -ões no plural (opiniones > opiniões).




Gostava que me informassem, se possível, sobre como se aplica o artigo na palavra personagem. Diz-se o personagem ou a personagem?
A palavra personagem entrou no português vinda do francês, e, regra geral, as palavras que no francês terminam em -age e que são masculinas (ex.: bagage, barrage, camouflage, dérapage, etc.), em português terminam em -agem e são femininas (ex.:bagagem, barragem, camuflagem, derrapagem, etc.). Acontece que o uso da palavra pelos falantes ou a influência do género masculino em francês levaram a que a palavra já esteja registada em obras lexicográficas de referência como palavra feminina ou masculina (por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa (1966) de Rebelo Gonçalves, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (2001), da Academia das Ciências/Verbo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002), do Círculo de Leitores, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa (2004), da Porto Editora).

O artigo definido deverá então concordar com o substantivo personagem em género e número, consoante a consideremos palavra feminina (O Jasão é a minha personagem favorita) ou masculina (A Medeia é o meu personagem favorito). O que é importante é, no mesmo texto ou documento, ser coerente com a opção tomada e mantê-la.

pub

Palavra do dia

ca·cha·pu·ço ca·cha·pu·ço


(talvez alteração de cachapuz)
nome masculino

[Portugal: Trás-os-Montes]   [Portugal: Trás-os-Montes]  Mergulho de cabeça para baixo. = CACHAFUNDO, CACHOLADA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/mochos [consultado em 04-08-2021]