Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

mixtape

mixtapemixtape | n. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

mixtape |micsetêipe|


(palavra inglesa)
nome de dois géneros

[Música]   [Música]  Compilação de músicas, geralmente de diferentes artistas.

Plural: mixtapes.Plural: mixtapes.
pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Os singles servem como amostra da variedade de Co$tape, mixtape a ser editada este Outono e pré-apresentada no Lux Frágil, dia 1 de Outubro..

Em Portugal Rebelde

La mixtape dispo partout

Em poeirasglass

01 - Everybody Loves The Sunshine - Roy Ayers 02 - Keep On Movin' - Soul II Soul 03 - Smile On - Deee-Lite 04 - Midnight At The Oasis - Brand New Heavies 05 - No Time To Play - Guru 06 - I Got It Goin' On - US3 07 - Off Road - United Future Organization 08 - Bedazzled - Peter Cook & Dudley Moore 09 - Forces... Darling - …

Em MOUCO

...rapping in 1992 when Fat Pat took him to DJ Screw's house, an upcoming mixtape producer and DJ in the southern area of Houston..

Em Geopedrados

...homónimo “Orelha Negra”, lançado em 2017, o coletivo Orelha Negra recupera o conceito de Mixtape a que tem habituado o seu público desde os primeiros lançamentos..

Em Portugal Rebelde
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Sou assíduo consultor do site da Priberam para dúvidas sobre significação de palavras. Mas não consegui entender a diferença entre as palavras aluguéis e alugueres. Poderiam por favor esclarecer-me?
Aluguéis é a forma do plural do substantivo aluguel. Alugueres é a forma do plural do substantivo aluguer. As duas palavras aluguel e aluguer são sinónimas, sendo a primeira mais usada no português do Brasil e a segunda no português de Portugal.



Gostaria de saber se a palavra "pixel" existe em português e qual é o seu plural. Em muitas ocasiões aparece "pixeis" mas sendo uma palavra de origem inglesa o seu plural não deveria ser "pixels"?
A palavra pixel é um estrangeirismo proveniente do inglês que já faz parte do léxico do português, encontrando-se registada em dicionários de língua portuguesa, e cujo plural deve respeitar a flexão da sua língua de origem (pixels).

Como acontece com muitos estrangeirismos, a par da forma da língua inglesa surge igualmente uma forma aportuguesada, píxel, com uma adaptação ortográfica para adequar a acentuação gráfica (uma palavra portuguesa acabada em -l, se não tiver acento gráfico, será acentuada na última sílaba – ex.: papel, pincel – e não na penúltima, como em xel). Se se optar pelo aportuguesamento píxel, a flexão plural regular deverá ser píxeis (à semelhança de outras palavras com o mesmo contexto ortográfico, como nível ou amável). A forma *pixeis (sem acento gráfico) não corresponde ao plural de nenhuma das formas referidas (nem do estrangeirismo original, nem da forma aportuguesada), pelo que não deverá ser usada.

Como forma alternativa a pixel ou píxel, poderá ser usada ainda a palavra ponto, que vem sendo usada com o significado de pixel ou píxel, isto é, "unidade mínima de uma imagem digital".

pub

Palavra do dia

pas·si·nhar pas·si·nhar


(passinho, diminutivo de passo + -ar)
verbo intransitivo

Dar passos muito pequenos; andar com pequenos passos. = PASSARINHAR, PASSARITAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/mixtape [consultado em 01-12-2021]