PT
BR
Pesquisar
Definições



mistérios

A forma mistériosé [masculino plural de mistériomistério].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
mistériomistério
( mis·té·ri·o

mis·té·ri·o

)


nome masculino

1. [História religiosa] [História religiosa] Culto secreto (no politeísmo).

2. [História religiosa] [História religiosa] Dogma religioso que a razão humana não pode compreender.

3. Tudo o que tem causa oculta, ou nos parece inexplicável.

4. Segredo.

5. Cautela.

6. Precauções (para não ser visto nem ouvido).

7. [Teatro] [Teatro] Antiga peça dramática de assunto religioso.

8. [Liturgia] [Liturgia] Sequência de dez ave-marias e um pai-nosso de um terço ou de um rosário.

etimologiaOrigem etimológica:latim mysterium, -ii, culto secreto.

Auxiliares de tradução

Traduzir "mistérios" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




Porque diagnostica não tem acento?
As palavras diagnostica e diagnóstica são designadas por homógrafos imperfeitos, isto é, palavras cuja grafia se diferencia apenas pela acentuação gráfica, mas que têm pronúncia e significado diferente.
Sem acento gráfico, a palavra diagnostica corresponde a uma forma do verbo diagnosticar (ex.: ele diagnostica a doença de forma clara); como tal, segue a regra geral de acentuação das formas verbais na terceira pessoa do presente do indicativo (à semelhança outras formas verbais com amplifica, fica ou multiplica). Trata-se de uma palavra grave, sem qualquer contexto que justifique a sua acentuação gráfica.
Com acento gráfico, a palavra diagnóstica é esdrúxula e corresponde à forma feminina do adjectivo diagnóstico (ex.: avaliação diagnóstica, observação diagnóstica).