Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

metralha

metralhametralha | n. f.
3ª pess. sing. pres. ind. de metralharmetralhar
2ª pess. sing. imp. de metralharmetralhar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

me·tra·lha me·tra·lha


(francês mitraille)
nome feminino

1. [Armamento]   [Armamento]  Pedaços de ferro com que se carregam projécteis ocos.

2. [Por extensão]   [Por extensão]  Conjunto de balas ou outros projécteis.

3. Descarga de tiros de artilharia ou de uma arma de fogo. = METRALHADA

4. [Informal]   [Informal]   [Armamento]   [Armamento]  O mesmo que metralhadora.

5. [Figurado]   [Figurado]  Conjunto de meios ou recursos para conseguir alguma coisa.


me·tra·lhar me·tra·lhar

- ConjugarConjugar

(metralha + -ar)
verbo transitivo

1. Disparar metralha ou metralhadora (ex.: o bimotor metralhou o castelo).

2. Crivar, ferir ou matar com metralha ou metralhadora (ex.: a polícia tinha ordens para metralhar os terroristas).

3. [Informal, Figurado]   [Informal, Figurado]  Dirigir a alguém comentários, críticas, sugestões, etc. de modo contínuo e persistente (ex.: os jornalistas metralharam o ministro com perguntas sobre as novas directivas). = BOMBARDEAR

4. [Informal, Figurado]   [Informal, Figurado]  Fotografar sem parar (ex.: um batalhão de fotógrafos metralhava o casal que tentava entrar no hotel).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "metralha" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...nos terços de infantaria da primeira linha, mas foi recebida com uma chuva de metralha disparada pela artilharia comandada

Em Geopedrados

...o que acontece quando uma Lei que parece ter sido criada para os Irmãos Metralha tem de ser aplicada pelo Coronel Cintra… Ricardo Leite Pinto , J Económico

Em A RODA

teu último momento, Quando zurzir nos ares a metralha Da tua alma desfraldada ao vento: Envolto nessa líquida mortalha, Tu cairás prostrado, sem...

Em Tupiniquim

Bombardeiam-se, do ar, aldeias indefesas, empurram-se os seus habitantes para o campo aberto, metralha -se o gado, deita-se fogo às cabanas com balas incendiárias: chama-se a isto pacificação..

Em De Rerum Natura

Incomodado com a abordagem crítica do Jornal Nacional em relação ao governo federal, o presidente Jair Bolsonaro partiu para o ataque contra William Bonner, âncora e editor-chefe do noticioso. Em conversa com apoiadores nesta quinta-feira (7), o chefe do Executivo chamou o jornalista de "sem-vergonha" e disse que ele teve…

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Sou assíduo consultor do site da Priberam para dúvidas sobre significação de palavras. Mas não consegui entender a diferença entre as palavras aluguéis e alugueres. Poderiam por favor esclarecer-me?
Aluguéis é a forma do plural do substantivo aluguel. Alugueres é a forma do plural do substantivo aluguer. As duas palavras aluguel e aluguer são sinónimas, sendo a primeira mais usada no português do Brasil e a segunda no português de Portugal.



A palavra "bué" foi ou não aceite na Língua Portuguesa?
Não há nenhuma instituição ou entidade que possa aceitar ou não uma palavra na língua ou determinar o que é aceite. A partir do momento em que uma palavra é utilizada, sobretudo por um número elevado de falantes e com larga difusão geográfica, passa a ser um facto linguístico e cabe ao utilizador da língua decidir acerca da sua utilização ou não, consoante o seu conhecimento linguístico, a situação em que se encontra e o uso próprio que ele faz da língua. Mesmo os chamados erros ou o desrespeito por determinadas regras não deixam de ser factos linguísticos e de fazer parte da língua; se o falante tiver conhecimento de que se trata de um erro, pode é optar por o utilizar ou não.

Em relação à palavra bué, não é de um erro que se trata, mas de um advérbio e pronome que faz parte de um registo mais informal da língua, muitas vezes denominado calão, mas cujas fronteiras são difíceis de definir. Como outras palavras deste nível de língua, é considerado normal ou seu uso em contextos informais, sendo desaconselhado ou desadequado em situações mais formais.

A eventual dicionarização de palavras de nível informal (o registo de bué no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa em 2001 foi, de alguma forma, polémico) não torna uma palavra aceite ou não, pois faz parte do conhecimento linguístico dos falantes saber em que situação usar determinado nível de língua. O uso de níveis de língua diferentes está relacionado com o conhecimento das situações de comunicação e dos códigos de conduta social, que passa também pela utilização da língua (um exemplo claro deste conhecimento é o uso dos chamados palavrões, ou tabuísmos, cuja utilização em determinadas situações é considerada altamente reprovável).


pub

Palavra do dia

pas·si·nhar pas·si·nhar


(passinho, diminutivo de passo + -ar)
verbo intransitivo

Dar passos muito pequenos; andar com pequenos passos. = PASSARINHAR, PASSARITAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/metralha [consultado em 01-12-2021]