Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

melão-andino

melão-andinomelão-andino | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

me·lão·-an·di·no me·lão·-an·di·no


nome masculino

1. [Botânica]   [Botânica]  Planta arbustiva (Solanum muricatum) perene, da família das solanáceas, de folhas oblongas e lanceoladas, flores pentapétalas arroxeadas, originária da região andina da América do Sul.

2. [Botânica]   [Botânica]  Fruto comestível dessa planta, oval ou arredondado, de casca amarelo-dourada com listras arroxeadas quando maduro, polpa amarelada, adocicada e com aroma semelhante ao do melão.Ver imagem


SinónimoSinônimo Geral: MELÃO-DE-ÁRVORE, MELÃO-DOS-ANDES, MURICATO, PÊRA-MELÃO, PEPINO-DOCE, PEPINO-MELÃO

Plural: melões-andinos.Plural: melões-andinos.
pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Bom dia! Deixo uma sugestão para pequeno-almoço reforçado, muito simples e rápido e principalmente muito saboroso e nutritivo, excelente para começar o dia:D 1 pêssego 1 banana 1 pêra-meloa (também dá pelo nome de melão andino ) 1. c. sopa de proteína de ervilha leite de soja Misturei num

Em tartepop.blogs.sapo.pt

produzir apenas no ano que vem. Este é o Melão -dos-Andes ou Andino como também é chamado. Plantei a semente no ano passado e já está produzindo, pelo menos uma fruta. Apesar do nome não é exatamente um Melão mas sim da familia do Tomate. Meus pezinhos de Morango estão atrasados. Somente agora estão

Em *** Elaine Croche ***
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Sou assíduo consultor do site da Priberam para dúvidas sobre significação de palavras. Mas não consegui entender a diferença entre as palavras aluguéis e alugueres. Poderiam por favor esclarecer-me?
Aluguéis é a forma do plural do substantivo aluguel. Alugueres é a forma do plural do substantivo aluguer. As duas palavras aluguel e aluguer são sinónimas, sendo a primeira mais usada no português do Brasil e a segunda no português de Portugal.



Como se fala: segue em anexo, segue o anexo ou segue anexo?
Todas as construções que refere estão correctas, apesar de apresentarem estruturas bastante diferentes.

Na primeira (segue em anexo), estamos perante a utilização do verbo seguir com um complemento adverbial (em anexo) que indica modo (ex.: o ficheiro segue em anexo [= anexamente]).

Na segunda frase (segue o anexo), o sintagma nominal o anexo tem função de sujeito da frase, pelo que tem de haver concordância em número e pessoa com o verbo (ex.: segue o anexo; seguem os anexos).

Na terceira frase (segue anexo), anexo é um adjectivo que funciona como predicativo do sujeito, pelo que deverá concordar em género e em número com o mesmo (ex: segue anexo o documento; segue anexa a documentação).

pub

Palavra do dia

pas·si·nhar pas·si·nhar


(passinho, diminutivo de passo + -ar)
verbo intransitivo

Dar passos muito pequenos; andar com pequenos passos. = PASSARINHAR, PASSARITAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/mel%C3%A3o-andino [consultado em 01-12-2021]