PT
BR
Pesquisar
Definições



matrizes

A forma matrizespode ser [feminino plural de matrizmatriz], [masculino plural de matrizmatriz] ou [segunda pessoa singular do presente do conjuntivo de matrizarmatrizar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
matrizmatriz
( ma·triz

ma·triz

)


nome feminino

1. Órgão em que se gera e desenvolve o feto dos mamíferos. = MADRE, ÚTERO

2. Lugar onde alguma coisa nasce ou se gera.

3. Fonte, manancial.

4. Nascente de água. = FONTE, MÃE-D'ÁGUA

5. Igreja principal da localidade.

6. Forma usada para fazer cópias ou reproduções.

7. Registo público do que é colectável (ex.: matriz industrial).

8. [Medicina] [Medicina] Dispositivo, geralmente metálico, que se adapta e fixa a um dente durante a sua restauração, para fazer as vezes das paredes em falta e assim facilitar a aplicação do material restaurador (ex.: matriz oclusal).

9. [Tipografia] [Tipografia] Molde para fundir caracteres tipográficos.

10. Gravação original de sons, imagens ou dados, de que pode ser feita a reprodução de cópias. = MÁSTER

11. Placa original para reprodução fotográfica ou tipográfica. = CLICHÊ

12. [Matemática] [Matemática] Conjunto rectangular de números ou elementos ordenados que resultam de operações entre as linhas e as colunas e serve para resolver problemas matemáticos de forma padronizada.

13. Conjunto organizado de elementos ou de informações, com linhas e colunas, usado geralmente para resolver problemas de forma padronizada (ex.: matriz de referência para avaliação).


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

14. Que é o primeiro ou o mais importante. = PRIMORDIAL, PRINCIPAL

15. Que dá origem a alguma coisa.

16. Relativo à sede de uma entidade ou organização. = MATRICIAL


matriz predial

Registo público das propriedades com as respectivas avaliações.

vistoPlural: matrizes.
etimologiaOrigem etimológica:latim matrix, -icis, fêmea reprodutora, útero, tronco principal, registo, origem, causa.
iconPlural: matrizes.
Confrontar: matiz, matraz, matruz.
matrizarmatrizar
( ma·tri·zar

ma·tri·zar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

[Tipografia] [Tipografia] Formar a matriz de uma composição tipográfica.

etimologiaOrigem etimológica:matriz + -ar.
Confrontar: matizar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "matrizes" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Uma frase poderá conter parênteses no fim da mesma? Exemplo: Deve haver falta de correctores ortográficos no mercado (ou será um novo mês? Ficará talvez entre Fevereiro e Março).
Os parênteses são sinais gráficos - podem ser curvos "( )", rectos "[ ]" ou angulares "<>" - utilizados sobretudo para delimitar palavras, locuções ou frases intercaladas ou suprimidas, sem que a estrutura sintáctica seja alterada. Por este motivo, ao utilizar uma sequência dentro de parênteses, a pontuação da frase deverá ser a mesma que existiria sem o uso desses sinais gráficos.

O exemplo que nos fornece não é muito claro, mas quando o que se pretende intercalar corresponde a uma ou mais frases completas, estas poderão estar integradas na frase que não está entre parênteses (mantendo a pontuação de uma frase dependente e sem uso de maiúsculas iniciais): Deve haver falta de correctores ortográficos no mercado (ou será um novo mês?).

Se, no entanto, houver mais do que uma frase dentro dos parênteses, deverão ser respeitadas dentro dos parênteses as regras gerais de pontuação, com uso de maiúsculas a seguir a um ponto final ou, no caso do exemplo, a um ponto de interrogação: Deve haver falta de correctores ortográficos no mercado (ou será um novo mês? Ficará talvez entre Fevereiro e Março?).

A informação poderá, por outro lado, surgir isolada fora dessa frase, com a respectiva pontuação e uso de maiúsculas; este parece ser o procedimento preferencial no caso de frases como a do exemplo referido, em que não parece haver nexo muito forte entre a frase imediatamente anterior e a(s) frase(s) entre parênteses: Deve haver falta de correctores ortográficos no mercado. (Ou será um novo mês? Ficará talvez entre Fevereiro e Março?)




Qual é o valor da conjunção "e" na frase: "Tenho viajado tanto e não conheço muitos dos museus das cidades por onde andei": consecutivo, concessivo, adversativo, conclusivo?
A conjunção coordenativa copulativa e pode assumir diversos valores dependendo do contexto onde é usada, apesar de em nenhum deles deixar de apresentar o valor copulativo. Na frase que refere, a conjunção apresenta um valor adversativo ou de oposição, pois à ideia da primeira oração é contraposta a ideia da segunda, podendo a conjunção e ser substituída pela conjunção adversativa mas (ex.: Tenho viajado tanto, mas não conheço muitos dos museus das cidades por onde andei).