Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

matraz

matrazmatraz | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ma·traz ma·traz


(francês matras)
nome masculino

[Química]   [Química]  Recipiente globoso ou cónico de virdro transparente, com gargalo estreito e alto, usado em laboratórios.Ver imagem = BALÃO

Plural: matrazes.Plural: matrazes.
Confrontar: matriz, matruz.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "matraz" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

" Uma aventura na cantina" Por entre aulas, trabalhos de grupo e toda uma panóplia de tarefas cansativas, as horas de almoço são um verdadeiro descanso para a alma dos pobres estudantes. Ou pelo menos deveriam ser. Ora vejamos: a primeira coisa que vos ocorre são as filas intermináveis não é verdade? Para o bar, para a…

Em ncaeffup.blogs.sapo.pt

...de vigilância permanente (sob o risco de partir uma lâmina no microscópio, entornar um matraz ou perder um agitador magnético no ralo do lavatório) e adorar que os “adultos”...

Em ncaeffup.blogs.sapo.pt

Back to the Future FFUP A partir do próximo ano letivo, o ingresso no curso de Ciências Farmacêuticas na FFUP vai obrigar ao cumprimento de um novo pré-requisito por parte dos candidatos. De momento estes apenas estavam sujeitos ao pré-requisito do Grupo B-Comunicação Interpessoal, no entanto, uma vez que a necessidade…

Em ncaeffup.blogs.sapo.pt

está o matraz entornado!!

Em ncaeffup.blogs.sapo.pt

Brace yourselves “a época dos marcadores fluorescentes” is coming! Vem aí Junho, finalmente faz bom tempo! Os pavões começam a ser um elemento habitual da paisagem no Complexo FFUP/ICBAS, para além disso podemos estar tranquilamente nas instalações da nossa mui nobre faculdade sem aquele receio de que nos caia uma pinga…

Em ncaeffup.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Estou estudando verbos, mas aprendi que existem 3 modos verbais; aqui neste site, vi que tem mais que três. Ainda não conhecia o que está aqui neste site. Por favor, gostaria que me explicasse. O que eu conheço são os modos no indicativo, subjuntivo e o imperativo.
Tal como é afirmado na Gramática Priberam, no capítulo sobre os Modos dos Verbos, são geralmente considerados pelos gramáticos três modos verbais: o indicativo (ex.: ele foi a São Paulo), o conjuntivo ou subjuntivo (ex.: talvez haja boas notícias) e o imperativo (ex.: come a sopa!). Há, no entanto, autores que referem que o condicional ou futuro do pretérito, o futuro do indicativo e o infinitivo podem também eles apresentar valores modais em certos contextos.

A divisão patente na conjugação dos verbos do Dicionário Priberam e no conjugador do FLiP apresenta uma categorização mista entre modos, tempos e formas nominais do verbo. Iremos, no entanto, repensar esta categorização para que os nossos usuários não sejam induzidos em erro.




Gostaria de saber o significado da palavra farmacodependência.
A palavra farmacodependência não se encontra definida no dicionário, mas forma-se de maneira muito semelhante a toxicodependência, e pode ser definida como uma dependência física e psíquica de medicamentos ou substâncias farmacêuticas.
pub

Palavra do dia

war·fa·ri·na war·fa·ri·na


(inglês warfarin, de W[isconsin] A[lumni] R[esearch] F[oundation], sociónimo + [cum]arin, cumarina)
nome feminino

[Química]   [Química]  Substância (C19H16O4) usada como anticoagulante na prevenção de tromboses e na composição de raticidas. = VARFARINA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/matraz [consultado em 24-09-2021]