PT
BR
Pesquisar
Definições



massita

A forma massitaé [derivação feminino singular de massamassa].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
massamassa
( mas·sa

mas·sa

)
Imagem

MoçambiqueMoçambique

CulináriaCulinária

Pasta espessa que resulta da cozedura da farinha de milho ou de mandioca, muito usada na alimentação moçambicana.


nome feminino

1. Farinha diluída num líquido, formando pasta.

2. [Culinária] [Culinária] Pasta de farinha, geralmente de trigo e seca, com formas diversas, utilizada na alimentação. = MASSA ALIMENTÍCIA

3. [Culinária] [Culinária] Prato cuja base é essa pasta de farinha cozinhada (ex.: pedimos duas sopas e dividimos a massa).

4. [Moçambique] [Moçambique] [Culinária] [Culinária] Pasta espessa que resulta da cozedura da farinha de milho ou de mandioca, muito usada na alimentação moçambicana.Imagem = CHIMA, XIMA

5. Amálgama pastosa de substâncias esmagadas.

6. Mistura de água, areia e cimento ou cal. = ARGAMASSA

7. Corpo sólido, compacto.

8. Quantidade de matéria.

9. Totalidade.

10. Conjunto não delimitado de indivíduos considerados fora das estruturas sociais tradicionais e que constituem o objectivo sociocultural de certas actividades, como a publicidade, a cultura de massa, os ócios.

11. Grande reunião de pessoas.

12. Comum dos homens, do povo (principalmente no plural).

13. [Informal] [Informal] Qualquer quantia de dinheiro (ex.: estamos a falar de muita massa). = BAGO, CACAU, CARCANHOL, GUITO, PASTA, PILIM

14. Conjunto de uma obra de arquitectura.

15. Conjunto das peças condutoras que, numa instalação eléctrica, são postas em comunicação com o solo.

16. Conjunto metálico de um automóvel, por onde se fecham os circuitos do equipamento eléctrico.

17. [Mecânica] [Mecânica] Quociente da intensidade de uma força constante pela aceleração do movimento que produz quando se aplicar ao corpo considerado. (A unidade principal de massa é o quilograma.)

18. [Mecânica] [Mecânica] Coeficiente de inércia de um corpo.


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

19. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Que é muito bom (ex.: esse livro é massa).

massas


nome feminino plural

20. Conjunto das camadas populares.


em massa

Na sua totalidade; em grupo numeroso.

massa alimentícia

[Culinária] [Culinária]  Pasta de farinha, geralmente de trigo e seca, com formas diversas, utilizada na alimentação. = MASSA

massa atómica

[Física, Química] [Física, Química]  Quantidade de matéria contida no átomo de um elemento, em relação a 1/12 da massa do carbono 12. = PESO ATÓMICO

massa bruta

Pessoa excessivamente corpulenta.

Pessoa rude.

massa cinzenta

Inteligência; cérebro.

massa crítica

[Física nuclear] [Física nuclear]  Quantidade mínima de uma substância físsil para que uma reacção em cadeia possa estabelecer-se momentaneamente e manter-se a ela própria.

massa de ar

[Meteorologia] [Meteorologia]  Fluxo de ar que apresenta uma certa homogeneidade e cujas qualidades físicas (pressão, temperatura, grau de humidade) variam segundo a posição geográfica que ocupa: O encontro de duas massas de ar forma uma frente.

massa específica

[Física] [Física]  Quociente da massa de um corpo pelo seu volume.

massa falida

[Direito] [Direito]  Os bens do negociante falido.

massa folhada

[Culinária] [Culinária]  Massa para doçaria ou pastelaria que, depois de cozida, se apresenta sob o aspecto de muitas folhas delgadas e quebradiças, envolvendo geralmente um recheio doce ou salgado.

massa mãe

[Culinária] [Culinária]  Fermento na sua maior força que corresponde a uma porção de massa que se deixa continuar a fermentar para ser usada como fermento de outros trabalhos de panificação. = ISCO, MASSA VELHA

massa molecular

[Física, Química] [Física, Química]  Soma das massas atómicas dos elementos de uma molécula. = PESO MOLECULAR

massa puba

[Brasil] [Brasil] [Culinária] [Culinária]  Massa da mandioca que se deixa de molho para amolecer e fermentar, para depois escorrer, peneirar e fazer farinha. = PUBA

massa salarial

Soma das remunerações, directas ou indirectas, recebidas pelo conjunto de assalariados de um país, de uma empresa, de uma indústria.

massa velha

[Culinária] [Culinária]  O mesmo que massa mãe.

massa volúmica

[Física] [Física]  O mesmo que massa específica.

uma massa de

[Informal] [Informal] Uma grande quantidade de; um grande número de.

etimologiaOrigem etimológica:latim massa, -ae.

iconeConfrontar: maça, maçã.
massitamassita

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a pronúncia correta do plural de rolo (rolos).
A palavra rolos, plural de rolo, pronuncia-se com o o fechado, /ô/, na primeira sílaba, da mesma maneira que bolos, plural de bolo. Nestes casos não se verifica diferença vocálica entre o singular e o plural, ao contrário do que acontece em casos apresentados na resposta plural com alteração de timbre da vogal tónica.



A minha dúvida coloca-se na forma aceite pela língua portuguesa para a designação de "site de Internet". Tenho a breve sensação que se escreve "sítio de Internet". Encontrei também a palavra "sitio" sem o acento no primeiro "i". Por isso decidi escrever pedindo a vossa ajuda. Será "site", "sítio" ou ainda "sitio"?
A questão levantada coloca um problema, recorrente nos utilizadores e nos dicionários de língua portuguesa, que diz respeito à utilização ou adaptação de estrangeirismos.

O substantivo site é um neologismo com largo curso em português para designar uma ‘página ou conjunto de páginas disponível na Internet e acessível através de um computador ou de outro dispositivo electrónico’. Esta palavra já se encontra averbada em vários dicionários de língua portuguesa.

A utilização da palavra sítio em substituição do estrangeirismo site começa a ser mais usual hoje em dia e, apesar de encontrar ainda alguma resistência nos falantes, já está registada nos mais recentes dicionários de português europeu, nomeadamente no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (2001), no Dicionário Houaiss (2002) e no Grande Dicionário Língua Portuguesa da Porto Editora (2004); nestes dicionários, a forma site é remissiva para a acepção de informática da palavra sítio.

Um dos motivos de alguma resistência dos falantes ao uso de sítio em vez de site é a polissemia desta palavra, que pode gerar enunciados ambíguos ou pouco claros (ex.: pode encontrar mais informação no nosso sítio; o sítio foi renovado), o que origina muitas vezes a necessidade de utilizar a locução sítio da internet (ex.: pode encontrar mais informação no nosso sítio da internet; o sítio da Internet foi renovado).

Nenhuma das formas é incorrecta e a escolha de utilização de uma ou outra forma cabe sempre ao utilizador da língua; no caso de optar pela forma site, deverá utilizar o itálico como forma de assinalar que se trata de um estrangeirismo.

O uso da forma sitio (sem acento) em sitio da Internet é um erro ortográfico que deve ser corrigido, pois sitio corresponde apenas à forma da primeira pessoa do presente do indicativo do verbo sitiar.