Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

massinha

massinhamassinha | n. f.
derivação fem. sing. de massamassa
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

mas·si·nha mas·si·nha


(massa + -inha, feminino de -inho)
nome feminino

1. Massa pequena.

2. O mesmo que massilha.


mas·sa mas·sa


(latim massa, -ae)
nome feminino

1. Farinha diluída num líquido, formando pasta.

2. [Culinária]   [Culinária]  Pasta de farinha, geralmente de trigo e seca, com formas diversas, utilizada na alimentação. = MASSA ALIMENTÍCIA

3. [Culinária]   [Culinária]  Prato cuja base é essa pasta de farinha cozinhada (ex.: pedimos duas sopas e dividimos a massa).

4. [Moçambique]   [Moçambique]   [Culinária]   [Culinária]  Pasta espessa que resulta da cozedura da farinha de milho ou de mandioca, muito usada na alimentação moçambicana.Ver imagem = CHIMA, XIMA

5. Amálgama pastosa de substâncias esmagadas.

6. Mistura de água, areia e cimento ou cal. = ARGAMASSA

7. Corpo sólido, compacto.

8. Quantidade de matéria.

9. Totalidade.

10. Conjunto não delimitado de indivíduos considerados fora das estruturas sociais tradicionais e que constituem o objectivo sociocultural de certas actividades, como a publicidade, a cultura de massa, os ócios.

11. Grande reunião de pessoas.

12. Comum dos homens, do povo (principalmente no plural).

13. [Popular]   [Popular]  Dinheiro.

14. Conjunto de uma obra de arquitectura.

15. Conjunto das peças condutoras que, numa instalação eléctrica, são postas em comunicação com o solo.

16. Conjunto metálico de um automóvel, por onde se fecham os circuitos do equipamento eléctrico.

17. [Mecânica]   [Mecânica]  Quociente da intensidade de uma força constante pela aceleração do movimento que produz quando se aplicar ao corpo considerado. (A unidade principal de massa é o quilograma.)

18. [Mecânica]   [Mecânica]  Coeficiente de inércia de um corpo.

adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

19. [Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Que é muito bom (ex.: esse livro é massa).


massas
nome feminino plural

20. Conjunto das camadas populares.


em massa
Na sua totalidade; em grupo numeroso.

massa alimentícia
[Culinária]   [Culinária]  Pasta de farinha, geralmente de trigo e seca, com formas diversas, utilizada na alimentação. = MASSA

massa atómica
[Física, Química]   [Física, Química]  Quantidade de matéria contida no átomo de um elemento, em relação a 1/12 da massa do carbono 12. = PESO ATÓMICO

massa bruta
Pessoa excessivamente corpulenta.

Pessoa rude.

massa cinzenta
Inteligência; cérebro.

massa crítica
[Física nuclear]   [Física nuclear]  Quantidade mínima de uma substância físsil para que uma reacção em cadeia possa estabelecer-se momentaneamente e manter-se a ela própria.

massa de ar
[Meteorologia]   [Meteorologia]  Fluxo de ar que apresenta uma certa homogeneidade e cujas qualidades físicas (pressão, temperatura, grau de humidade) variam segundo a posição geográfica que ocupa: O encontro de duas massas de ar forma uma frente.

massa específica
[Física]   [Física]  Quociente da massa de um corpo pelo seu volume.

massa falida
[Direito]   [Direito]  Os bens do negociante falido.

massa folhada
[Culinária]   [Culinária]  Massa para doçaria ou pastelaria que, depois de cozida, se apresenta sob o aspecto de muitas folhas delgadas e quebradiças, envolvendo geralmente um recheio doce ou salgado.

massa mãe
[Culinária]   [Culinária]  Fermento na sua maior força que corresponde a uma porção de massa que se deixa continuar a fermentar para ser usada como fermento de outros trabalhos de panificação. = ISCO, MASSA VELHA

massa molecular
[Física, Química]   [Física, Química]  Soma das massas atómicas dos elementos de uma molécula. = PESO MOLECULAR

massa puba
[Brasil]   [Brasil]   [Culinária]   [Culinária]  Massa da mandioca que se deixa de molho para amolecer e fermentar, para depois escorrer, peneirar e fazer farinha. = PUBA

massa salarial
Soma das remunerações, directas ou indirectas, recebidas pelo conjunto de assalariados de um país, de uma empresa, de uma indústria.

massa velha
[Culinária]   [Culinária]  O mesmo que massa mãe.

massa volúmica
[Física]   [Física]  O mesmo que massa específica.

uma massa de
[Informal]   [Informal]  Uma grande quantidade de; um grande número de.

Confrontar: maça, maçã.
pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

A ideia seria fazer uma espécie de massinha ou sopa de peixe, ou mesmo cozer e desfiar e usar numa lasanha ou...

Em As minhas Receitas

A vida da maioria de nós cá vai andando apesar de todos os acontecimentos terríveis que vão acontecendo à nossa volta. Gostaria de me ter enganado, quando disse que os anos de pandemia pouco ou nada tinham feito por nós, e que na verdade não nos tornaram pessoas melhores. Não aprendemos nada. Não mudamos. Não ficamos melhores…

Em As minhas Receitas

E hoje, deixem-se inspirar por uma receita de massinha com um molho diferente do habitual!!

Em As minhas Receitas

(sem imagens) e o cinema de animação, especialmente composto por bonecos de massinha colorida animados..

Em www.cinecasulofilia.com

Um curso nível " Massinha I" de política diria que esse não é exatamente papel daqueles que lideram as...

Em blog0news
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual a correta grafia: sub-bosque ou subosque?
O prefixo sub- deve ser seguido de hífen quando o elemento seguinte se inicia por b, uma vez que se trata da mesma consoante por que termina o prefixo, como prevê o Acordo Ortográfico de 1945 (para o português de Portugal). O Formulário Ortográfico de 1943 (para o português do Brasil) não tem este contexto previsto no uso do hífen, mas o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras regista esta forma e outras com a sequência sub-b...; a par disto, é de referir que também as formas subosque e sobosque estão registadas no VOLP, depreendendo-se a sua origem nas formas prefixais su- e so-, respectivamente, equivalentes a sub- e sob-, mas de contexto ortográfico diferente (daí o facto de não serem formas hifenizadas).

Este contexto ortográfico não sofre alteração com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990, pois, apesar de o texto do Acordo ser omisso neste ponto (cf. Base XVI), a "Nota Explicativa" anexa ao referido texto prevê o uso do hífen: "6.3 - O hífen nas formas derivadas (base XVI) [...] a) Emprega-se o hífen quando o segundo elemento da formação começa por h ou pela mesma vogal ou consoante com que termina o prefixo ou pseudoprefixo (por exemplo: anti-higiénico, contra-almirante, hiper-resistente) [...]" (sublinhado nosso).

Por este motivo, pode dizer-se que a forma sub-bosque está correcta, bem como as formas sobosque ou subosque, apesar de estas duas últimas preverem o uso de prefixos equivalentes a sob- ou sub-, que serão menos consensuais (o prefixo su- com este sentido não se encontra registado em nenhuma obra lexicográfica por nós consultada).




Ele tem falta de à vontade? Correcto?
Como pode verificar nos verbetes à-vontade e vontade do Dicionário de Língua Portuguesa On-Line, existem duas grafias possíveis: a grafia do substantivo masculino à-vontade, sinónimo de “descontracção” (ex.: O à-vontade dele era contagiante), e a grafia da locução adverbial à vontade, sinónimo de “sem constrangimento” (ex.: Sentiam-se à vontade na casa dos vizinhos) ou de “sem limites” (ex.: Comam à vontade). Assim sendo, a frase *Ele tem falta de à vontade está incorrecta, pois foi usada a grafia da locução (à vontade) quando devia ter sido usada a grafia do substantivo (à-vontade): Ele tem falta de à-vontade.
pub

Palavra do dia

qui·ro·po·dis·ta qui·ro·po·dis·ta


(quiropodia + -ista)
nome de dois géneros

Especialista em quiropodia ou no tratamento das doenças e dos problemas dos pés.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/massinha [consultado em 17-08-2022]