PT
BR
Pesquisar
Definições



massacremos

A forma massacremospode ser [primeira pessoa plural do imperativo de massacrarmassacrar] ou [primeira pessoa plural do presente do conjuntivo de massacrarmassacrar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
massacrarmassacrar
( mas·sa·crar

mas·sa·crar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Matar cruelmente grande número de pessoas ou animais indefesos.

2. Causar sofrimento psicológico ou físico.

3. [Figurado] [Figurado] Dar cabo de. = DESTRUIR

4. [Figurado] [Figurado] Aborrecer ou apoquentar muito.

etimologiaOrigem etimológica:francês massacrer.

Auxiliares de tradução

Traduzir "massacremos" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.




Gostaria de saber qual a forma correcta: a oposição só se volta a manifestar ou a oposição só volta a manifestar-se. Já agora podiam explicar-me em que circunstâncias se coloca o se antes e depois do verbo?
No fragmento de frase em questão, nenhuma das opções pode ser considerada incorrecta. Em "a oposição só se volta a manifestar" pode considerar-se que o clítico se é atraído pelo advérbio e fica antes do verbo semiauxiliar voltar. Em "a oposição só volta a manifestar-se" pode considerar-se que, por estar distante do advérbio, o clítico ficou na sua posição normal depois do verbo principal manifestar.