PT
BR
Pesquisar
Definições



mareta

A forma maretaé[nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
mareta1mareta1
|ê| |ê|
( ma·re·ta

ma·re·ta

)


nome feminino

1. Pequena onda.

2. Onda de rio.

etimologiaOrigem etimológica:italiano maretta.
Confrontar: marreta.
mareta2mareta2
|ê| |ê|
( ma·re·ta

ma·re·ta

)


nome feminino

[Botânica] [Botânica] Designação dada a algumas árvores do género Terminalia, em especial Terminalia arjuna e Terminalia tomentosa, da família das combretáceas, encontradas na Índia, e cuja madeira é usada na construção. = SADRÁ, SANDARÁ

etimologiaOrigem etimológica:talvez do concani marthe.
Confrontar: marreta.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.



Qual o adjetivo relativo ao substantivo plexo?
Nas obras de referência consultadas, não encontrámos registo de nenhum adjectivo relativo a plexo, a não ser no Dicionário Médico de L. Manuila (Lisboa: Climepsi Editores, 2001), onde plexural aparece registado como o adjectivo relativo a plexo. Este vocábulo plexural é de formação irregular em português (o regular seria, por exemplo, plexal ou pléxico, formas não atestadas), sendo um empréstimo da língua inglesa, fenómeno relativamente frequente em áreas técnicas como a anatomia.