PT
BR
Pesquisar
Definições



malquista

A forma malquistapode ser [feminino singular de malquistomalquisto], [segunda pessoa singular do imperativo de malquistarmalquistar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de malquistarmalquistar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
malquistomalquisto
( mal·quis·to

mal·quis·to

)


adjectivoadjetivo

1. A que não se quer bem; por quem se sente antipatia.AMADO, BENQUISTO, QUERIDO

2. Que tem má reputação. = MALVISTO

etimologiaOrigem etimológica:mal- + quisto.

malquistarmalquistar
( mal·quis·tar

mal·quis·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

Tornar ou ficar inimigo de; fazer zangar ou zangar-se com. = INDISPOR, INIMISTAR, INIMIZAR

malquistamalquista


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é a maior palavra da língua portuguesa.
As línguas vivas são capazes de produzir, sem limitações, palavras novas. Não é muito normal haver palavras excessivamente longas, mas elas também acontecem, principalmente com neologismos. Quando pertinente, essas palavras são registadas por dicionários e outras obras de referência que as atestam. Aparentemente (isto é falível), a maior palavra registada num dicionário de português é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, no Dicionário Houaiss. Este adjectivo é relativo a uma doença pulmonar chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. A produtividade da língua é demonstrada no facto de este adjectivo, como outros, poder potencialmente formar um advérbio de modo em -mente, cuja forma seria ainda maior do que aquela registada naquele dicionário: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente.



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.