PT
BR
Pesquisar
Definições



malquisto

A forma malquistopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de malquistarmalquistar] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
malquistomalquisto
( mal·quis·to

mal·quis·to

)


adjectivoadjetivo

1. A que não se quer bem; por quem se sente antipatia.AMADO, BENQUISTO, QUERIDO

2. Que tem má reputação. = MALVISTO

etimologiaOrigem etimológica:mal- + quisto.
malquistarmalquistar
( mal·quis·tar

mal·quis·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

Tornar ou ficar inimigo de; fazer zangar ou zangar-se com. = INDISPOR, INIMISTAR, INIMIZAR



Dúvidas linguísticas



Qual é o plural de porta-voz?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (p. 188), quando uma palavra hifenizada é composta por um verbo e um substantivo, apenas este último adquire a flexão do plural. Assim, o plural de porta-voz é porta-vozes, tal como o plural de guarda-chuva é guarda-chuvas e o de beija-flor é beija-flores.



Como não encontrei no dicionário a palavra campi, solicito que me seja informado se ela existe, qual a sua origem e significado, bem como em que campo, ou situação, é utilizada.
Campi é o plural de campus, palavra latina usada sobretudo nos meios universitários para designar a área que compreende os terrenos e os edifícios de uma universidade. Veja-se o seguinte exemplo: “O tráfego entre os dois campi da Universidade do Minho, um em Braga e outro em Guimarães, é intenso.”

Por serem latinismos, aconselha-se o uso de itálico aquando da escrita de campus e de campi, para destacar que são palavras não portuguesas (conselho que se aplica aos estrangeirismos em geral).