PT
BR
Pesquisar
Definições



macacões

A forma macacõesé [masculino plural de macacãomacacão].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
macacãomacacão
( ma·ca·cão

ma·ca·cão

)


nome masculino

1. Macaco grande.

2. [Informal, Figurado] [Informal, Figurado] Indivíduo astuto, cheio de manhas. = ESPERTALHÃO, FINÓRIO

3. [Pejorativo] [Pejorativo] Indivíduo muito feio.

4. [Vestuário] [Vestuário] Peça de roupa inteiriça e folgada que cobre o tronco e os membros, em tecido grosso e resistente, que geralmente se aperta ou fecha à frente, usada como traje de protecção ou como uniforme (ex.: macacão de piloto; macacão de trabalho). = FATO-MACACO

5. [Vestuário] [Vestuário] Peça de roupa inteiriça que cobre o tronco e os membros ou parte deles, geralmente cintada ou justa ao corpo, de tecido e modelo variável (ex.: macacão sem mangas com folhos; o macacão de ganga é uma das tendências desta estação).

etimologiaOrigem etimológica:macaco + -ão.

macacõesmacacões

Auxiliares de tradução

Traduzir "macacões" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se "frigidíssimo" é superlativo absoluto sintético de "frio".
Os adjectivos frio e frígido têm em comum o superlativo absoluto sintético frigidíssimo, pois provêm ambos do étimo latino frigidus.



É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).