PT
BR
Pesquisar
Definições



lírio-da-paz

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
lírio-da-pazlírio-da-paz
( lí·ri·o·-da·-paz

lí·ri·o·-da·-paz

)
Imagem

BotânicaBotânica

Designação comum a várias plantas herbáceas perenes do género Spathiphyllum, da família das aráceas, de folhas grandes, lanceoladas, coriáceas e verde-escuras, com flores de espadice e espata branca, nativas de zonas tropicais húmidas da América do Sul, cultivadas como ornamentais.


nome masculino

[Botânica] [Botânica] Designação comum a várias plantas herbáceas perenes do género Spathiphyllum, da família das aráceas, de folhas grandes, lanceoladas, coriáceas e verde-escuras, com flores de espadice e espata branca, nativas de zonas tropicais húmidas da América do Sul, cultivadas como ornamentais.Imagem

etimologiaOrigem etimológica:lírio + da + paz.

vistoPlural: lírios-da-paz.
iconPlural: lírios-da-paz.
lírio-da-pazlírio-da-paz


Dúvidas linguísticas



Os pronomes de tratamento (como V. exa.) devem ser inscritos em maiúsculas ou minúsculas?
As formas de tratamento são palavras ou locuções que o falante usa para interpelar a(s) pessoa(s) ou entidade(s) a quem se dirige.

Esta categoria inclui os pronomes pessoais de segunda pessoa (tu, vós), e ainda os pronomes de tratamento, isto é, outros pronomes pessoais de segunda pessoa (você, vocês) e também palavras e locuções (ex.: Excelência, o senhor, Vossa Senhoria) que obrigam à concordância do verbo com a terceira pessoa (ex.: você foi incorrecto, o senhor está bem?).

As formas de tratamento são usualmente grafadas em maiúsculas (ex.: Vossa Alteza), excepto quando se trata de pronomes pessoais ou de locuções como o senhor, a senhorita (ex.: você vem connosco; a menina pode dizer-me as horas?).




Agradecia que me informassem se a palavra "desmotivante" pode ser ou não utilizada no nosso vocabulário português de Portugal?
Como poderá confirmar no Dicionário Priberam, a palavra desmotivante tem o significado "que desmotiva" e encontra-se correctamente formada (pela aposição do sufixo -ante, muito produtivo em português, ao verbo desmotivar), apesar de não estar registada na maioria dos dicionários.