PT
BR
    Definições



    lutos

    A forma lutosé [masculino plural de lutoluto].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    luto1luto1
    ( lu·to

    lu·to

    )


    nome masculino

    1. Sentimento, pesar pela morte de alguém. = NOJO

    2. Traje usado em sinal de pesar pela morte de alguém. =

    3. Período após a morte de alguém em que é costume usar esse traje ou limitar determinados comportamentos. = DÓ, NOJO

    4. Direito de ausência ao serviço ou funções devido a falecimento de familiar ou afim (ex.: faltas por luto; licença por luto). = NOJO

    5. [Psicanálise] [Psicanálise] Processo durante o qual um indivíduo consegue desligar-se progressivamente da perda de um ente querido.

    6. Sofrimento ou desgosto.


    luto nacional

    Período em que decorrem cerimónias oficiais ou protocolares de pesar após morte de pessoa ilustre ou catástrofe nacional (ex.: o governo decretou três dias de luto nacional em memória das vítimas dos incêndios).

    etimologiaOrigem: latim luctus, -us.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: loto.
    Significado de lutoSignificado de luto
    luto2luto2
    ( lu·to

    lu·to

    )


    nome masculino

    Massa argilosa para tapar hermeticamente fendas de vasilhas.

    etimologiaOrigem: latim lutum, -i, lama, lodo.

    Secção de palavras relacionadas

    Significado de lutoSignificado de luto

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "lutos" para: Espanhol Francês Inglês

    Anagramas



    Dúvidas linguísticas


    Tenho dúvida em diferenciar "Termo da Oração" e "Função Sintática". Numa mesma página dum livro de Gramática, vi três definições de Sujeito: 1) Sujeito É o TERMO DA ORAÇÃO que concorda em número e pessoa com o verbo; 2) Sujeito é, portanto, o NOME de uma FUNÇÃO SINTÁTICA (...); 3) Sob a ótica da Morfossintaxe, Sujeito é NOME de uma função substantiva (...). Entendo que "termo" seja sinônimo de "vocábulo", logo Termo da Oração deveria ser um "pedaço" da oração composto por uma ou mais palavras, vocábulos. E a Função Sintática deveria ser o papel exercido por essa(s) palavra(s) ("termo da oração") na frase. Exemplificando: "A Gramática é confusa." Penso que morfologicamente, "A" é um artigo, "Gramática", um substantivo e o termo desta oração "A Gramática" possui um papel na frase, isto é, uma Função Sintática a qual denomino Sujeito (por "A Gramática" concordar em número e pessoa com o verbo). Pareço estar totalmente de acordo com a definição 2 e parcialmente com a definição 1. Logo, a definição 1 estaria errada, pois estaríamos chamando de Sujeito um conjunto de PALAVRAS e não a função (sintática) que essas palavras exercem, o que acho estranho, pois é de se esperar que não haja um erro como esse num livro de língua portuguesa. A definição 3 parece a mim mais compreensível, no entanto não compreendo o que é a Morfossintaxe. Enfim, gostaria do CONCEITO de "Termo da Oração", de "Função Sintática" - uma vez que não encontro em livros - e de "Morfossinxtaxe, e de que me corrigissem em algo que tenha errado.


    Precisava saber uma definição completa de maturação linguística.