Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

lumbago

lumbagolumbago | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

lum·ba·go lum·ba·go


(latim lumbago, -inis, fraqueza dos rins)
nome masculino

Dor na região lombar. = LOMBALGIA, OSFALGIA, OSFIALGIA

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "lumbago" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Ainda jovem foi assolado pela maldição do reumatismo e do lumbago ..

Em O INDEFECTÍVEL

...feridas, ftiríase, gases intestinais, gota, gripes, halitose, infecções gerais, inflamações da boca e garganta, lumbago , má circulação periférica, má digestão, mau hálito, meteorismo, nervosismo, parasitoses, problemas respiratórios, queda...

Em as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt

...vinte e nove euros para cima em cada calhamaço que publica o que causa lumbago nas costas

Em papagaioindiscreto.blogs.sapo.pt

Muitas dessas crises são aquilo a que se chamava lumbago : um espasmo agudo de um dos poderosos músculos que correm ao longo da...

Em gaiaciencia.blogs.sapo.pt

Devem ficar, presumo, com espondilose, lumbago , bicos de papagaio e outras maleitas correlacionadas..

Em Kruzes Kanhoto
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Porque escrevemos Henrique com um r e não dois rr? Qual a regra?
A ortografia é um conjunto de regras convencionadas e, na maioria das vezes, é o utilizador da língua que mais lê e mais consulta obras de referência, como dicionários, prontuários e afins, que melhor conhece essas regras e que melhor escreve. Há, no entanto, algumas indicações úteis, no caso da letra r:

a) O erre simples (r) representa o som [R] (consoante vibrante velar) em início de palavra (ex.: rasar, régua, rua), a seguir a uma vogal nasal (ex.: Henrique, honra, tenro), ou em início de sílaba a seguir a uma consoante (ex.: israelita, melro).

b) O erre simples (r) representa o som [r] (consoante vibrante alveolar) em contexto intervocálico, antecedido de vogal oral (ex.: cara, puro), nos grupos consonânticos br, cr, dr, fr, gr, pr, tr e vr (ex.: abrir, credo, coldre, fraco, grua, imprimir, latrina, nevrose), ou em final de sílaba (ex.: cargo, partir, querer, surto); o erre simples nunca representa o som [r] em início de palavra.

c) O erre dobrado (rr) representa sempre o som [R] e apenas em contextos intervocálicos (ex.: barra, errado, mirra, socorro, urro), nunca em início de palavra ou depois de consoante.




Quando uma carta formal é iniciada por "Eu...", deve de ter o título? "Eu, Dr. João..." ou "Eu, D. Ana..."? No caso de ser Dona, como é a abreviatura? E no caso de ser Dom?
Não há nenhuma norma linguística que impeça a indicação do título do sujeito de um texto formal, como no caso de editais, testamentos ou declarações. No entanto, é mais comum surgir apenas a indicação do nome do sujeito, sem o título, talvez por ser menos ostentatório. A abreviatura de dom ou dona é D. (ex.: D. José, D. Mariana).
pub

Palavra do dia

no·o·lo·gi·a no·o·lo·gi·a


(grego nóos, noûs, mente, pensamento + -logia)
nome feminino

1. [Filosofia]   [Filosofia]  Ciência ou conjunto de ciências que estuda o espírito humano.

2. [Filosofia]   [Filosofia]  Doutrina ou sistema que reconhece a existência de um conhecimento exclusivamente racional, por oposição ao empirismo.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/lumbago [consultado em 14-08-2022]