Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
liambaliamba | s. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

li·am·ba li·am·ba
(quicongo lyamba)
substantivo feminino

1. [Angola, Brasil]   [Angola, Brasil]   [Botânica]   [Botânica]  Arbusto (Cannabis sativa), da família das moráceas, de folhas palmadas, cultivada pelo seu caule, que fornece uma excelente fibra têxtil, e pelas suas sementes, que dão um óleo; as flores e folhas são também usadas como droga entorpecente.Ver imagem = CÂNHAMO, CÂNHAMO-INDIANO

2. [Angola, Brasil]   [Angola, Brasil]  Droga obtida a partir de folhas, flores e ramos secos dessa planta, que produz sonolência ou outras alterações do sistema nervoso central.


SinónimoSinônimo Geral: DIAMBA, MARIJUANA, PANGO, RIAMBA, SORUMA

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Preciso saber qual o significado de Frete FOB.
A sigla FOB (ou f.o.b., do inglês free on board, literalmente, “livre a bordo”) é usada nas trocas comerciais que exigem transporte marítimo e indica que o vendedor assume todos os encargos com a mercadoria até ao carregamento no navio; a partir daí as despesas (de frete, seguro, etc.) competem ao comprador.



Uso e ouço frequentemente a palavra insonso para referir a comida sem sal ou com pouco sabor, ou ainda a algo que é pouco interessante. No entanto, não encontro esta palavra nos dicionários em que procuro. Ouvi recentemente que a forma correcta é insosso. É assim?
A forma insonso não é incorrecta, pois trata-se de uma variante de insosso, a par de ensosso ou ainda de insulso, de origem mais erudita. Apesar de nenhum dicionário poder registar de forma exaustiva o léxico de uma língua, esta forma encontra-se atestada no Vocabulário da Língua Portuguesa de Rebelo Gonçalves (Coimbra: Coimbra Editora, 1966) e no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Lisboa: Âncora Editora, 2001), bem como em dicionários de referência, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Lisboa: Editorial Verbo, 2001) ou a versão portuguesa do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Lisboa: Círculo de Leitores, 2002). O Dicionário Aurélio e a versão brasileira do Dicionário Houaiss não contemplam a entrada insonso, uma vez que esta palavra tem curso reduzido no português do Brasil.
pub

Palavra do dia

for·tu·nar for·tu·nar
(latim fortuno, -are)
verbo transitivo

Tornar feliz. = ADITAR, AFORTUNARINFELICITAR

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/liamba [consultado em 04-04-2020]