PT
BR
Pesquisar
Definições



haxixe

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
haxixehaxixe
|chiche| |chiche|
( ha·xi·xe

ha·xi·xe

)


nome masculino

1. [Botânica] [Botânica] Arbusto (Cannabis sativa), da família das moráceas, de folhas palmadas, cultivada pelo seu caule, que fornece uma excelente fibra têxtil, e pelas suas sementes, que dão um óleo; as flores e folhas são também usadas como droga entorpecente. = CÂNHAMO, CÂNHAMO-INDIANO

2. Droga feita da resina das inflorescências dessa planta que produz sonolência ou outras alterações do sistema nervoso central (ex.: o haxixe é potencialmente mais tóxico do que a marijuana).

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: CANÁBIS, LIAMBA, MARIJUANA, PANGO

etimologiaOrigem etimológica:árabe haxix.

Auxiliares de tradução

Traduzir "haxixe" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual o plural de refrão?
Como pode verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra refrão forma os plurais irregulares refrães ou refrãos.




Qual é o valor da conjunção "e" na frase: "Tenho viajado tanto e não conheço muitos dos museus das cidades por onde andei": consecutivo, concessivo, adversativo, conclusivo?
A conjunção coordenativa copulativa e pode assumir diversos valores dependendo do contexto onde é usada, apesar de em nenhum deles deixar de apresentar o valor copulativo. Na frase que refere, a conjunção apresenta um valor adversativo ou de oposição, pois à ideia da primeira oração é contraposta a ideia da segunda, podendo a conjunção e ser substituída pela conjunção adversativa mas (ex.: Tenho viajado tanto, mas não conheço muitos dos museus das cidades por onde andei).