PT
BR
Pesquisar
Definições



latins

A forma latinsé [masculino plural de latimlatim].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
latimlatim
( la·tim

la·tim

)


nome masculino

1. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Língua falada pelos antigos romanos, habitantes do Lácio, que a espalharam pelos territórios que chegaram a dominar.

2. [Informal, Figurado] [Informal, Figurado] Coisa difícil de entender ou sobre a qual não se sabe nada.


gastar o latim

Falar em vão.

latim científico

[Linguística] [Lingüística]   [Linguística] Conjunto de termos latinos ou alatinados utilizado na terminologia internacional de algumas ciências, com origem no final da Idade Média, podendo ser constituído por termos latinizados de outras línguas.

latim medieval

[Linguística] [Lingüística]   [Linguística] O mesmo que latim tardio.

latim pedestre

[Linguística] [Lingüística]   [Linguística] O mesmo que latim vulgar.

[Linguística] [Lingüística]   [Linguística] O mesmo que latim vulgar.

latim tardio

[Linguística] [Lingüística]   [Linguística] Língua latina que se utilizava depois da queda do Império Romano e durante a Idade Média. = BAIXO-LATIM

latim vulgar

[Linguística] [Lingüística]   [Linguística] Latim que era falado pelas camadas populares e que deu origem às línguas românicas, entre as quais o Português.

perder o seu latim

Perder o seu tempo.

etimologiaOrigem etimológica:latim latine, em latim.

Auxiliares de tradução

Traduzir "latins" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Gostaria de saber se se deve escrever: subestabelecer ou substabelecer.
Os dicionários de língua portuguesa registam na sua maioria a forma substabelecer, deixando de parte a variante subestabelecer. No entanto, e apesar de a forma substabelecer dever ser considerada preferencial por ser a que se encontra atestada em dicionários e vocabulários de língua portuguesa, a variante gráfica subestabelecer não pode ser considerada errada, porque segue o padrão de outras palavras com registo nos dicionários, como subespaço, subestação ou subestimar, estando mesmo inserida no extenso e actualizado Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.