Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

larica

laricalarica | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

la·ri·ca la·ri·ca


(origem obscura)
nome feminino

1. Erva daninha.

2. [Informal]   [Informal]  Vontade de comer. = FOME

3. [Portugal: Beira]   [Portugal: Beira]  Pessoa raquítica.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Banana, café e mamão Na semana passada estive no sítio de Carlinhos e Flavinha Larica , amigos de décadas, para fazer uma foto para um livro que estou finalizando..

Em VARAL de IDÉIAS

Você sabe quanto tempo dura o efeito da maconha? Existem estudos que afirmam que a substância da erva, chamada THC, permanece no corpo dos consumidores pouco frequentes por 48 a 72 horas. Para consumidores frequentes, o tempo de permanência pode ser muito maior. Então quanto maior a quantidade e maior a qualidade da maconha…

Em www.blogdocolares.com

Andrade, 361 Laricas Cultural Depois de encerrar as atividades, o Larica 's da Lu retorna com novo...

Em Caderno B

Horário: 9h Local: ASSUFMS - Rua Vítor Meireles, 643 Larica 's - O vagão irá encerrar

Em Caderno B

Geralmente, saía-se da igreja às 13:30 horas e o pequenote Brasilino sentindo grande larica ..

Em A Quinta Lusitana
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".




Existe a palavra ressuspender? Se não, qual seria a palavra mais representativa?
Apesar de não se encontrar registado em nenhum dos dicionários por nós consultados, o verbo ressuspender segue as regras de boa formação do português, pela aposição do prefixo re-, que indica repetição, ao verbo suspender, com duplicação da consoante s, para que se mantenha o som [s] (caso contrário, teria de ser pronunciada [z]). Se não quiser utilizar este verbo, poderá optar por uma expressão que indique a mesma noção de repetição (ex.: suspender novamente).
pub

Palavra do dia

o·nus·to o·nus·to


(latim onustus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

Que está muito cheio ou carregado (ex.: coração onusto de gratidão; pomar onusto; prosa onusta de fantasia). = REPLETO, SOBRECARREGADO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/larica [consultado em 17-05-2022]