PT
BR
Pesquisar
Definições



laponas

A forma laponasé [feminino plural de lapãolapão].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
lapão1lapão1
( la·pão

la·pão

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo à Lapónia, região do Norte da Europa, que compreende parte da Finlândia, da Noruega, da Suécia e da Rússia. = LAPÓNIO

2. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Relativo ao lapão enquanto sistema linguístico.


nome masculino

3. Natural ou habitante da Lapónia. = LAPÓNIO

4. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Língua fino-úgrica falada na Lapónia.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: SAMI

etimologiaOrigem etimológica:francês lapon, talvez do latim tardio lapo, -onis.

vistoFeminino: lapona. Plural: lapões.
iconFeminino: lapona. Plural: lapões.
lapão2lapão2
( la·pão

la·pão

)


nome masculino

1. Lapa grande.

2. Lasca de pedra em parede de alvenaria.

3. [Informal, Depreciativo] [Informal, Depreciativo] Pessoa que não mostra delicadeza nem cortesia. = LABREGO, LAPUZ, LORPA

4. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] [Caça] [Caça] Armadilha feita de uma lapa, usada para caçar texugos.

etimologiaOrigem etimológica:lapa + -ão.

laponaslaponas


Dúvidas linguísticas



"Rastreabilidade" pode ou não ser usada em português correcto?
A palavra rastreabilidade (com o significado “qualidade do que é rastreável”), apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apresenta uma formação correcta (de acordo com o paradigma -ável / -abilidade), pelo que o seu uso é possível. O adjectivo rastreável (de rastrear + sufixo -ável), apesar da sua formação correcta e da sua relativa frequência, apenas se encontra registado no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.



Tendo eu consultado a Direcção-Geral dos Registos e do Notariado sobre se o vocábulo “Ramberto” pode ser admitido como nome próprio masculino, informaram-me os mesmos o seguinte: "Tendo presente a consulta sobre se o vocábulo “Ramberto” pode ser admitido como nome próprio masculino, informa-se que o mesmo não consta dos vocabulários onomásticos disponíveis, pelo que, em princípio, contraria o disposto no artº 103º, nº 2 alínea a) do Código do registo Civil. No entanto, esta Conservatória poderá providenciar para que seja emitido parecer onomástico sobre o vocábulo pretendido, não obstante a demora que possa verificar-se, sendo para o efeito V. Exª convidado a apresentar elementos relativos à origem do nome pretendido, designadamente bibliografias ou outros, e a fazer o respectivo preparo ..." O meu contacto convosco vai no sentido de saber se poderão auxiliar-me na obtenção dos elementos necessários pretendidos pela DGRN e de que forma. Mais informo de que o vocábulo em questão consta no Vocabulário Antroponímico do Dicionário Universal da Língua Portuguesa da Texto Editora.
O antropónimo masculino Ramberto encontra-se registado em algumas obras como o Vocabulário da Língua Portuguesa (Coimbra, Coimbra Editora, 1966), de Francisco Rebelo Gonçalves, ou o Grande Vocabulário da Língua Portuguesa (1.ª ed., 2 tomos, Lisboa, Âncora Editora, 2001), de José Pedro Machado. Também numa das obras deste autor, o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., 3 vol., Lisboa, Livros Horizonte, 2003), esse nome próprio aparece registado e com a informação de que se trata de palavra com origem no francês Rambart, que por sua vez é nome de origem germânica (composto pelas palavras ragin, que significa “conselho”, e berht, que significa “brilhante, ilustre”).