PT
BR
Pesquisar
Definições



rena

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
renarena
|ê| |ê|
( re·na

re·na

)


nome feminino

[Zoologia] [Zoologia] Mamífero ruminante (Rangifer tarandus) da família dos cervídeos que vive na Sibéria, na Escandinávia, na Gronelândia e no Canadá. [A rena pode atingir 1,50 m de altura; as suas pontas ramificam-se em esgalhos achatados, que lhe servem para descobrir debaixo da neve os líquenes de que se alimenta; os lapões e os esquimós empregam-na para puxar trenós e utilizam o seu sangue, a carne, o leite, as pontas e o couro.] = CARIBU, RANGÍFER

etimologiaOrigem etimológica:francês renne.

Auxiliares de tradução

Traduzir "rena" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas


É correto dizer "sói acontece"? Ou seria "sói acontecer"?
O verbo soer, sinónimo de costumar ou ser frequente, é actualmente de uso raro na língua, conjugando-se principalmente nas terceiras pessoas do presente (sói, soem) e do pretérito imperfeito (soía, soíam) do indicativo.

Pesquisas em corpora e em motores de busca revelam uma frequência mais elevada deste verbo nos séculos XV e XVI, nomeadamente em obras de autores como Fernão Lopes, Garcia de Resende, Bernardim Ribeiro, João de Barros ou Luís de Camões, ocorrendo em construções transitivas, sobretudo com orações infinitivas (ex.: que reis e duques soíam temer), e intransitivas (ex.: e ali folgou o rei mais do que soía; que os navios fossem e voltassem como soíam).

Presentemente, o emprego do verbo soer é essencialmente erudito, recaindo maioritariamente em construções com orações infinitivas como complemento directo (ex.: um filme alternativo, como sói dizer-se; a figura do professor, que soía ser uma referência, tem vindo a esbater-se) ou como sujeito (ex.: soía fazer frio no Inverno, mas agora nem as aves migram).




A ouvir o noticiário surgiu-me uma dúvida: pode dizer-se muita pouca gente? Ou deve dizer-se muito pouca gente? Ou não se junta muito com pouco? É ridículo, mas não consigo chegar a uma conclusão.
A forma correcta será muito pouca gente, pois nessa expressão muito é advérbio, logo é invariável, tal como todos os advérbios. Nesta expressão, o advérbio muito está a modificar o determinante indefinido com valor adjectival pouca, da mesma forma que estaria a modificar um adjectivo numa frase como é um filme de muito curta duração ou ele tem muito escassos poderes; muito pouca gente é então equivalente a pouquíssima gente, da mesma forma que muito curta ou muito escassos seriam equivalentes, respectivamente, a curtíssima ou escassíssimos.