PT
BR
    Definições



    lagarteiro-da-melanésia-meridional

    A forma lagarteiro-da-melanésia-meridionalé[nome masculino].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    lagarteiro-da-melanésia-setentrionallagarteiro-da-melanésia-setentrional
    ( la·gar·tei·ro·-da·-me·la·né·si·a·-se·ten·tri·o·nal

    la·gar·tei·ro·-da·-me·la·né·si·a·-se·ten·tri·o·nal

    )


    nome masculino

    [Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Coracina welchmani) da família dos campefagídeos.

    etimologiaOrigem:lagarteiro + da + Melanésia, topónimo [região da Oceânia a nordeste da Austrália] + setentrional.

    Secção de palavras relacionadas

    lagarteiro-da-melanésia-meridionallagarteiro-da-melanésia-meridional
    ( la·gar·tei·ro·-da·-me·la·né·si·a·-me·ri·di·o·nal

    la·gar·tei·ro·-da·-me·la·né·si·a·-me·ri·di·o·nal

    )


    nome masculino

    [Ornitologia] [Ornitologia] Ave passeriforme (Coracina caledonica) da família dos campefagídeos.

    etimologiaOrigem:lagarteiro + da + Melanésia, topónimo [região da Oceânia a nordeste da Austrália] + meridional.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário



    Dúvidas linguísticas


    Sou formanda de um curso de qualificação profissional e no âmbito do mesmo tenho aulas de Português. Pelo menos duas vezes, fui confrontada com ensinamentos que não me parecem correctos.
    Primeira: a professora diz-nos que o advérbio de modo raramente é uma palavra esdrúxula. Recordo ainda a voz da minha professora da Escola Secundária, dizendo-nos que todos os advérbios de modo são palavras graves. Não importa de que adjectivo venham, ao transformarem-se em advérbios de modo a sílaba tónica passa a ser “men” (a penúltima) e, portanto, são palavras graves.
    Segunda: esta senhora pôs-nos hoje a completar frases com o presente do conjuntivo de alguns verbos. Uma das frases compreendia a primeira pessoa do plural do verbo conseguir que ela completou com "consígamos" (até o corrector ortográfico do computador discorda!). Esta eu já verifiquei no vosso site (perdoem-me os anglicismos) e efectivamente não vejo acento no i.


    Gostaria de saber qual a forma correta: "meio dia e meia" ou "meio dia e meio"?