PT
BR
Pesquisar
Definições



jurídico-civil

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
jurídico-civiljurídico-civil
( ju·rí·di·co·-ci·vil

ju·rí·di·co·-ci·vil

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

Relativo ao direito e às leis que regulam os direitos e as obrigações dos indivíduos, a sua pessoa, os bens e a propriedade (ex.: enquadramento jurídico-civil; ordenamento jurídico-civil).

etimologiaOrigem etimológica: jurídico- + civil.
vistoPlural: jurídico-civis.
iconPlural: jurídico-civis.
jurídico-civiljurídico-civil


Dúvidas linguísticas



Consultei o dicionário e a área de dúvidas, mas não encontrei a resposta ao que pretendo esclarecer. A minha questão é em relação à expressão tá-se ou tásse. Suponho que esta expressão venha do verbo estar, mas desconheço o tempo verbal ou regra utilizada para chegar à expressão final. Se a forma correcta for tásse, então porque é que se diz dá-se ou vá-se?
A expressão tá-se é actualmente muito usada em situações de registo oral bastante informal. Como tal, não surge registada nas obras de referência como dicionários ou gramáticas. No entanto, a forma correcta para reproduzir na escrita esta expressão deverá ser tá-se, pois trata-se da redução da expressão está-se, provavelmente também redução de está-se bem.



Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.