Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

inverdades

fem. pl. de inverdadeinverdade
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

in·ver·da·de in·ver·da·de


(in- + verdade)
nome feminino

Qualidade do que não é verdadeiro; falta de verdade. = MENTIRA

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "inverdades" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...todos esses artigos de revistas e capítulos de livros subsequentes contêm detalhes esperançosos e inverdades propagadas involuntariamente, diálogos inventados e material

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

"Nos últimos dias, o presidente da República tem reiterado ofensas e ataques de inverdades a integrantes desta Corte, em especial os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de...

Em www.sganoticias.com.br

Luiz Fernandes conta inverdades , histórias inventadas, com o intuito, acreditamos, de

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

Hipnotizado por inverdades , abduzido pelas falsas versões, lá vai ele, em inocente ignorância, com o pescoço...

Em www.sganoticias.com.br

...oposição à CPI tenta atrapalha-la no que for possível, é um show de mentiras, inverdades , malabarismo retórico, agressões, difamações, e palanque eleitoral declarado..

Em VARAL de IDÉIAS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


É indiferente a utilização indistinta dos verbos levantar e alevantar, rebentar e arrebentar?
As palavras que referiu são sinónimas duas a duas (alevantar = levantar, arrebentar = rebentar), sendo as formas iniciadas por a- variantes formadas pela adjunção do prefixo protético a-, sem qualquer alteração de sentido. A estas palavras podem juntar-se outros pares, como ajuntar/juntar, amostrar/mostrar, arrecuar/recuar, assoprar/soprar, ateimar/teimar, etc.

As formas com o elemento protético a- são geralmente consideradas mais informais ou características do discurso oral, devendo por isso ser evitadas em contextos que requerem alguma formalidade ou em que se quer evitar formas menos consensuais.

Apesar deste facto, não podemos fazer uma generalização destes casos para o uso do prefixo, uma vez que o prefixo a- pode ter outros valores, como os de aproximação, mudança (ex.: abaixo < a- + baixo, acertar < a- + certo + -ar) ou de privação, negação (ex.: atemporal < a- + temporal, assexuado < a- + sexuado), em que já não se trata de variação, mas de derivação.




Já tentei de várias formas tentar descobrir o significado da palavra papilocopista ou papiloscopista, porém até o presente momento não obtive resultado. Será que vocês são capazes de descobrir a origem da mesma e seu significado?
A forma correcta é papiloscopista. Trata-se de um neologismo muito frequente no Brasil que designa o especialista que recolhe impressões digitais das papilas dos dedos. O termo dactiloscopista (sem “c” no Brasil: datiloscopista) aparece registado com o mesmo significado.
pub

Palavra do dia

ter·sol ter·sol


(terso + -ol)
nome masculino

[Liturgia católica]   [Liturgia católica]  Toalha de altar usada para o sacerdote enxugar as mãos. = MANUTÉRGIO

Plural: tersóis.Plural: tersóis.
Confrontar: terçol.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/inverdades [consultado em 21-09-2021]