PT
BR
Pesquisar
Definições



ingiram

A forma ingirampode ser [terceira pessoa plural do imperativo de ingeriringerir] ou [terceira pessoa plural do presente do conjuntivo de ingeriringerir].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ingeriringerir
( in·ge·rir

in·ge·rir

)
Conjugação:irregular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Introduzir; engolir.


verbo pronominal

2. Intrometer-se; intervir.

Confrontar: enjerir.

Auxiliares de tradução

Traduzir "ingiram" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.




Pergunta-se: Desculpe esse lugar é livre? ou está livre? Diz-se: O exercício é correcto ou está correcto?
Nas frases apontadas, aparentemente, deverá utilizar o verbo estar, pois trata-se, em ambos os casos, de uma qualidade ou estado não definitivo (ex.: esse lugar está livre, mas estará ocupado daqui a pouco; o exercício agora está certo, mas estava errado antes da correcção).

Num contexto específico, o primeiro exemplo poderá estar correcto com o verbo ser (ex.: esse lugar é livre [= não é um lugar reservado a ninguém] e poderá ser ocupado por qualquer pessoa).