PT
BR
Pesquisar
Definições



indesejáveis

A forma indesejáveisé [masculino e feminino plural de indesejávelindesejável].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
indesejávelindesejável
( in·de·se·já·vel

in·de·se·já·vel

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Não desejável.

2. Que não se pode desejar.


nome de dois géneros

3. Indivíduo que, em razão das suas tendências subversivas, não convém que viva ou resida num país, num meio, etc.

etimologiaOrigem etimológica:in- + desejável.

vistoPlural: indesejáveis.
iconPlural: indesejáveis.
indesejáveisindesejáveis

Auxiliares de tradução

Traduzir "indesejáveis" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).




Gostava de saber o emprego das maiúsculas na língua portuguesa.
O uso das maiúsculas está regulamentado para o português europeu nas bases XXXIX a XLVII do Acordo Ortográfico de 1945, a que poderá aceder seguindo a hiperligação.

O Acordo Ortográfico de 1990 altera, através da sua Base XIX, alguns usos decorrentes das disposições de 1945, nomeadamente a não obrigatoriedade de maiúsculas em meses e estações do ano.