Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

impacto

impactoimpacto | adj. | n. m.
1ª pess. sing. pres. ind. de impactarimpactar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

im·pac·to im·pac·to


(latim impactus, -a, -um, particípio passado de impingo, -ere, espetar, enterrar, plantar, pregar, lançar, atirar, impelir)
adjectivo
adjetivo

1. Metido à força.

2. Impelido, arremessado.

nome masculino

3. Acto ou efeito de embater ou de impactar. = IMPACÇÃO, IMPACTE

4. Colisão de dois ou mais corpos. = CHOQUE, EMBATE, IMPACTE

5. [Figurado]   [Figurado]  Influência decisiva dos acontecimentos no decurso da história. = IMPACTE

6. [Figurado]   [Figurado]  Efeito de uma acção (ex.: impacto ambiental). = IMPACTE

7. Lugar em que um projéctil vem bater. = IMPACTE


im·pac·tar im·pac·tar

- ConjugarConjugar

(impacto + -ar)
verbo transitivo

1. Tornar impacto.

2. Fazer embater contra.

3. Causar impacto.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "impacto" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

A precipitação pode ter impacto significativo, em particular em meios urbanos, onde

Em Gerotempo

baixo grau de ocupação e as atividades econômicas de baixo impacto existentes, como agricultura de subsistência, pesca artesanal, turismo e lazer, e aquelas que ainda...

Em www.blogrsj.com

...duvidosa do uso desta tecnologia (muito útil para modificar processos de gestão, com pouco impacto nos clientes), e a óbvia questão da privacidade..

Em intergalacticrobot

A temperatura nos andares atingidos pelo impacto dos aviões chegou a 1..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

falando, o impacto do 11 de setembro na indústria de viagens aéreas foi extremamente severo, principalmente atingindo...

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Estou estudando verbos, mas aprendi que existem 3 modos verbais; aqui neste site, vi que tem mais que três. Ainda não conhecia o que está aqui neste site. Por favor, gostaria que me explicasse. O que eu conheço são os modos no indicativo, subjuntivo e o imperativo.
Tal como é afirmado na Gramática Priberam, no capítulo sobre os Modos dos Verbos, são geralmente considerados pelos gramáticos três modos verbais: o indicativo (ex.: ele foi a São Paulo), o conjuntivo ou subjuntivo (ex.: talvez haja boas notícias) e o imperativo (ex.: come a sopa!). Há, no entanto, autores que referem que o condicional ou futuro do pretérito, o futuro do indicativo e o infinitivo podem também eles apresentar valores modais em certos contextos.

A divisão patente na conjugação dos verbos do Dicionário Priberam e no conjugador do FLiP apresenta uma categorização mista entre modos, tempos e formas nominais do verbo. Iremos, no entanto, repensar esta categorização para que os nossos usuários não sejam induzidos em erro.




Ao conjugar no site do dicionário o verbo adequar vi os vários tempos que possui. Entretanto causou-me dúvida, pois, em um livro da Profa. Laurinda Grion, 400 erros que um executivo comete ao redigir, ela diz que o verbo adequar é defectivo. No modo presente do indicativo seria conjugado somente nas 1a. e 2a. pessoas do plural. Favor esclarecer-me o que é o correto.
Nem sempre há consenso entre os gramáticos quanto à defectividade de um dado verbo. É o que acontece no presente caso, entre a obra que referencia e, por exemplo, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, que também conjuga o verbo adequar em todas as suas formas. A este respeito convém talvez transcrever o que diz Rebelo Gonçalves (que conjuga igualmente o referido verbo em todas as formas) no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (1966: p. xxx):

"3. Indicando a conjugação de verbos defectivos, incluímos nela, donde a onde, formas que teoricamente podem suprir as que a esses verbos normalmente faltam. Critério defensável, parece-nos, porque não custa admitir, em certos casos, que esta ou aquela forma, hipotética hoje, venha a ser real amanhã; e, desde que bem estruturada, serve de antecipado remédio a possíveis inexactidões."

O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa refere ainda, s. v. -equar que "os poucos verbos da língua com essa terminação (adequar, coadequar, inadequar) são tidos como conjugáveis, regularmente, só nas formas arrizotônicas; modernamente, porém, ocorrem formas rizotônicas segundo dois padrões - adéquo/adequo, adéquas/adequas, etc." Uma última ressalva: o dicionário on-line que consultou reflecte a norma europeia do português, em que há uma clara preferência pelas formas com -u- tónico nas formas rizotónicas: adequo, adequas, adequa, adequam; adeqúe, adeqúes, adeqúe, adeqúem (em vez do que parece ser mais frequente no Brasil: adéquo, adéquas, adéqua, adéquam; adéqüe, adéqües, adéqüe, adéqüem).

pub

Palavra do dia

war·fa·ri·na war·fa·ri·na


(inglês warfarin, de W[isconsin] A[lumni] R[esearch] F[oundation], sociónimo + [cum]arin, cumarina)
nome feminino

[Química]   [Química]  Substância (C19H16O4) usada como anticoagulante na prevenção de tromboses e na composição de raticidas. = VARFARINA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/impacto [consultado em 24-09-2021]