Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

ião

iãoíon | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

i·ão í·on


(grego iôn, ióntos, particípio presente de eimi, ir)
nome masculino

1. [Química]   [Química]  Elemento proveniente da dissociação electrolítica de um composto.

2. Átomo gasoso electrizado sob a acção de certas radiações. (Os iões são formados de átomos que ganharam ou perderam electrões.)

Plural: iones ou íons.Plural: iões.
Confrontar: eão.

• Grafia no Brasil: íon.

• Grafia no Brasil: íon.

• Grafia em Portugal: ião.

• Grafia em Portugal: ião.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "ião" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...2 aviões DC-6 da empresa parisiense UAT-Union Aeromaritime de Transport, com as matrículas FB- IAO e FB-GSN e com as seguintes equipas: -Trajeto Dabolim/Krachi- 1ª TRIPULAÇÃO

Em Alberto Helder

...News The Indian Express Bts Lyrics Bts Dynamite Acoustic Remix Https Youtu Be Fgk2kxk4 iao Facebook Bts Dynamite Lyrics Gifts Merchandise Redbubble Bts Releases Dynamite Promotion Schedule For September...

Em Luiz Martins

access to the [32 KEYS REMOVED FOR CLARIFICATION], user u/451720b37bałp IAO K THe uhhhhh http://dlvr..

Em Mensagens Discordianas

Enquanto esperamos que outras tecnologias de baterias alcancem as capacidades do lítio- ião , este método mantém o

Em VISEU, terra de Viriato.

José Teixeira Dias (artigo e vídeo) apresentada no RÒMULO sobre "A bateria do ião de lítio" encontra-se on-line aqui: https://www..

Em De Rerum Natura
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Qual é o superlativo absoluto sintético do adjectivo miúdo?
O adjectivo miúdo admite o superlativo regular miudíssimo e o irregular minutíssimo, derivado do superlativo latino minutissimus, do adjectivo minutus, que está na origem etimológica de miúdo.



Gostaria que me informassem se se diz "à última da hora" ou "à última hora".
A locução adverbial à última hora é considerada usualmente como a expressão correcta para significar "no último momento possível" ou "quando se pensava já não ser possível", em detrimento da locução à última da hora, considerada incorrecta por alguns autores, apesar de o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências registar ambas as locuções: à última hora no verbete hora; à última da hora nos verbetes hora e último.
O principal argumento utilizado para considerar a primeira mais correcta do que a segunda é o facto de, em à última hora, o adjectivo último estar a qualificar o substantivo hora, no sentido de "que vem depois de todos". Em à última da hora, a palavra última corresponde a um substantivo, que habitualmente não é registado nos dicionários com este significado. No entanto, o substantivo última tem, nesta locução, um significado que se aproxima daquele que é usado (e dicionarizado) no substantivo plural últimas, usado em expressões como nas últimas ou às últimas. Sob este ponto de vista, a locução à última da hora é parafraseável por “nos últimos momentos da hora” ou “no limite da hora” e, assim sendo, o seu uso não pode ser condenado.
À semelhança do substantivo última, há um conjunto considerável de palavras que se empregam quase exclusivamente em locuções mais ou menos fixas, o que não lhes retira correcção. São os casos, por exemplo, do adjectivo alhas, em palhas alhas; do substantivo arrecuas, em às arrecuas; ou dos substantivos comes e bebes, na locução comes e bebes, entre muitos outros.

pub

Palavra do dia

re·fu·gar re·fu·gar


(latim refugo, -are)
verbo transitivo

1. Pôr de parte. = DESPREZAR, REJEITAR

2. [Brasil]   [Brasil]  Separar, apartar (ex.: refugar o gado).

Confrontar: refogar.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/i%C3%A3o [consultado em 22-01-2022]