PT
BR
Pesquisar
Definições



horror

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
horrorhorror
|ô| |ô|
( hor·ror

hor·ror

)


nome masculino

1. Sensação de medo que faz arrepiar o cabelo e a pele.

2. Repulsão (por aquilo que reputamos medonho ou horrendo).

3. Coisa horrível.

4. Espectáculo horroroso.

5. [Informal] [Informal] Grande quantidade (ex.: estava um horror de gente no mercado). = ROR

horrores


nome masculino plural

6. Desgraças, calamidades.

etimologiaOrigem etimológica: latim horror, -oris , arrepiamento, encrespamento, agitação, estremecimento, arrepio, tremura, terror, medo.
horrorhorror

Auxiliares de tradução

Traduzir "horror" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




O grau superlativo absoluto sintético de sábio é sapientíssimo? É que também existe o adjectivo sapiente, daí a minha dúvida...
O adjectivo sapientíssimo é superlativo absoluto sintético irregular de sábio e superlativo absoluto regular de sapiente. Este fenómeno acontece também noutros casos, como por exemplo em amaríssimo, superlativo de amargo e de amaro; beneficentíssimo, superlativo de benéfico e de beneficente; credibilíssimo, superlativo de crível e de credível; grandiloquentíssimo, superlativo de grandíloquo e de grandiloquente; magnificentíssimo, superlativo de magnífico e de magnificente; malevolentíssimo, superlativo de malévolo e de malevolente ou meritíssimo, superlativo de merecedor e de meritório.