PT
BR
Pesquisar
Definições



harmonia

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
harmoniaharmonia
( har·mo·ni·a

har·mo·ni·a

)


nome feminino

1. Conjunto de sons que constituem acorde musical.

2. Arte de ordenar os acordes musicais.

3. Qualidades que tornam a frase ou o discurso agradável ao ouvido.

4. Boa disposição (no conjunto).

5. Proporção, ordem agradável à vista.

6. Paz e amizade (entre pessoas); concórdia.

7. Conformidade; coerência.

8. [Técnica] [Técnica] União por engrenagem.

9. [Música] [Música] Conjunto dos instrumentos de sopro de uma orquestra.

Auxiliares de tradução

Traduzir "harmonia" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



A palavra moral é classificada como masculina ou feminina?
Tal como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra moral é usada como masculina e como feminina, consoante o seu significado.

Enquanto substantivo, designando “estado de espírito, disposição”, a palavra moral é do género masculino: “É preciso levantar o moral dos jogadores!”. Nos restantes sentidos mencionados no Dicionário Priberam – “conjunto de costumes, regras”; “ética”; “lição, ensinamento” – o substantivo moral é do género feminino: “De acordo com a moral e os bons costumes.”; “Escreveu um artigo sobre os princípios da moral kantiana.”; “Qual é a moral da história dos Três Porquinhos?”.

Enquanto adjectivo, a palavra moral (= relativo aos costumes, à ética) é usada quer com nomes (substantivos) masculinos, quer com nomes femininos: “Temos o dever moral de ajudar os outros.”, “Há normas morais que é preciso cumprir.”.




Gostaria de saber qual a forma correcta: a oposição só se volta a manifestar ou a oposição só volta a manifestar-se. Já agora podiam explicar-me em que circunstâncias se coloca o se antes e depois do verbo?
No fragmento de frase em questão, nenhuma das opções pode ser considerada incorrecta. Em "a oposição só se volta a manifestar" pode considerar-se que o clítico se é atraído pelo advérbio e fica antes do verbo semiauxiliar voltar. Em "a oposição só volta a manifestar-se" pode considerar-se que, por estar distante do advérbio, o clítico ficou na sua posição normal depois do verbo principal manifestar.